Início do conteúdo

UFPel realiza Simpósio de Ortopedia e Traumatologia

DSCN9053 Ocorreu entre os dias 17 e 18 de outubro o I Simpósio de Ortopedia e Traumatologia da UFPel, realizado pela Faculdade de Medicina. Em paralelo ao evento, ocorreu o I Encontro de Ex-Estagiários do professor José Raimundo. Foram quase 200 inscritos, que puderam acompanhar 22 palestras ministradas por especialistas de vários locais do Brasil. O primeiro dia de evento foi o “Dia do Trauma”, e abordou causas externas de mortalidade, fratura exposta, trauma raquimedular, entre outros. Já o segundo, denominado “Dia da Especialidade”, tratou das causas de dor no joelho, lesões musculares, de menisco, hérnia de disco lombar, entre outros temas.

Compuseram a mesa de abertura do evento a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFPel, Denise Marques Mota, a presidente da Associação Médica de Pelotas, Norma Xavier Souto, a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Escola da UFPel, Camila Schwonke, o professor do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFPel e professor homenageado do simpósio, José Raimundo, e o professor do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFPel e organizador do simpósio, Leandro Reckers.

Na ocasião, Reckers lembrou que quase não há eventos que juntem ortopedia e traumatologia na zona sul, o que pode justificar a grande procura pelo simpósio. A proposta também teve como causa organizar e reunir os ex-estagiários do professor José Raymundo. “Nessa fase da vida a gente precisa de muita orientação tanto médica como na vida profissional. E a fórmula que nós, ex-estagiários, conseguimos de agradecer ao professor foi organizando um evento em sua homenagem.”

O professor que dá nome ao I Encontro de Ex-Estagiários, José Raymundo, mostrou-se muito grato com a homenagem. “Eu tenho certeza que eles são filhos de uma medicina íntegra, honesta e eu quero dizer que também são meus filhos”.

Reckers já adianta uma próxima edição do Simpósio de Ortopedia e Traumatologia para 2015.

Publicado em 22/10/2014, na categoria Notícias.