Hobuss e Soto já dirigem o Ifisp

DSC_3631 DSC_3638 Tomaram posse, nesta segunda-feira (20) à tarde, na direção e na vice-direção do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp) da UFPel os professores João Francisco Nascimento Hobuss e William Hector Gomez Soto, respectivamente. Encerrou seu mandato na direção da unidade o professor Álvaro Barreto. João Hobuss era o vice-diretor até então. O ato ocorrido no Instituto contou com as presenças do reitor Mauro Del Pino, da vice-reitora Denise Gigante, de diretores de unidades e de professores e estudantes do Ifisp.

Em seu discurso, o novo diretor fez referência ao crescimento do Instituto nos últimos anos e listou os desafios que a unidade terá daqui para frente. Confira aqui a íntegra da fala de Hobuss:

“Bem, todos sabem o quanto sou pouco afeito a formalidades e discursos. Portanto, serei breve, brevíssimo, para alívio próprio e, especialmente, para alívio de vocês.

Gostaria de agradecer a presença do prof. Mauro Del Pino, Reitor da UFPel, da vice-reitora, profa. Denise Gigante, da Diretora da Faculdade de Educação, profa. Lúcia Peres, do prof. Sidney Gonçalves Vieira, Diretor do Instituto de Ciências Humanas, da profa. Lorena Almeida Gill, assessora do Reitor, bem como de todos os outros membros da administração central da UFPel e da comunidade do IFISP, a qual eu agradeço pelo importante apoio recebido.

É uma honra assumir a Direção do IFISP, juntamente com o William, um Instituto que cresceu fortemente nos últimos anos graças ao trabalho sério e competente do prof. Álvaro Barreto.

Há oito anos, tínhamos aqui dois cursos de graduação e uma especialização. Hoje temos cinco cursos de graduação, três mestrados, e dois cursos de especialização, o que faz com que tenhamos aqui mais de 800 alunos, algo inimaginável no passado.

Tenham certeza de que continuaremos crescendo, progredindo. Quem sabe doutorados nos próximos anos? Qualificação profissional não será impedimento para atingir este objetivo.

Temos de buscar novas alternativas de espaço físico, para garantir ao Pibid um espaço seu, para a criação de novos laboratórios, o que talvez seja possível quando estiver concluído o prédio em frente ao CCS.

Temos um desafio no que se refere a um número de STAs compatível com nossa atual situação, lembrando que há expectativa de aposentadorias ainda neste ano de 2014. Tal circunstância, e os problemas que gerará, serão levados ao conhecimento da administração central para que soluções justas sejam encontradas dentro das inúmeras demandas que temos na UFPel, visando a vinda de funcionários de carreira para completar o quadro do Instituto, no sentido de atender, tanto do ponto de vista da qualidade quanto da quantidade, as demandas que temos na Graduação e na Pós-Graduação

Obviamente teremos convergências e divergências no interior do Instituto, e na relação com a administração central, o que é normal em um processo democrático de discussão, mas dentro de um esperado respeito institucional recíproco.

Para tratarmos das variadas questões que teremos de enfrentar, necessitaremos da participação ativa da comunidade do Ifisp no processo interno, abrindo novos espaços de discussão no interior da nossa comunidade, mas reforçando os espaços institucionais estabelecidos, ou seja, estaremos dioturnamente abertos à interação com os três segmentos da comunidade, com diálogo contínuo e direto.

Iremos descentralizar a distribuição da matriz orçamentária, propiciando aos Departamentos a decisão a respeito da concessão de passagens e diárias para os seus membros; daremos apoio à Graduação no sentido fortalecer a participação dos alunos em eventos de referência, bem como na promoção de eventos qualificados; apoiaremos a consolidação da Pós-Graduação, mesmo sabendo que os Programas são independentes e com verbas próprias, diferentemente da Graduação.

Demandas variadas surgirão, e serão tratadas sempre dentro de um princípio de razoabilidade e institucionalidade.

Quem nos conhece, a mim e ao William, sabe que temos uma perspectiva institucional, e é dentro desta perspectiva que trataremos os assuntos concernentes ao Ifisp. As demandas que nos interessam são as demandas do Ifisp, de seus colegiados, departamentos, de suas categorias.

Conto com a colaboração de todos para que possamos, juntos, fazer uma boa gestão.

Obrigado.”

Em sua fala de despedida do cargo, o professor Álvaro Barreto agradeceu a todos pelo apoio demonstrado durante seus dois mandatos na direção do Instituto e disse que espera ter estado à altura das necessidades da unidade.

Reitor

Em sua saudação, o reitor Mauro Del Pino cumprimentou a nova direção e a antiga e ressaltou o crescimento registrado no Instituto, em termos de docentes e de estudantes, e a transformação do ISP (Instituto de Sociologia e Política) em Ifisp. “O que não foi pouca coisa”, assinalou. Ele lembrou que há um déficit em termos de servidores técnico-administrativos e que este é um dos desafios a serem enfrentados.

Em seu discurso, Del Pino frisou o processo de Constituinte Universitária que está começando e disse que o Ifisp tem muito a contribuir neste trabalho.

Garantiu que a nova direção terá todo o apoio da Administração Superior e destacou ações da Gestão que beneficiam as unidades acadêmicas, como a implantação das matrizes orçamentárias e de docentes, que obedecem a critérios bem definidos. “Estas matrizes permitem o crescimento das unidades com autonomia”, sublinhou. Recordou também que está implantada na Universidade a distribuição de recursos para eventos acadêmicos por editais, três por ano, cujo resultado é fruto da avaliação de comissão de estudantes.

Publicado em 21/10/2014, nas categorias Destaque, Notícias.