Início do conteúdo

Licitação da nova Casa do Estudante é explicada para grupo de estudantes

DSC_3581No fim da tarde desta quinta-feira (17), membros da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas estiveram reunidos com alguns dos estudantes que mantiveram o Gabinete do Reitor por alguns dias no mês de setembro. Como a principal reivindicação era a publicação da licitação da construção do novo Condomínio Estudantil Universitário, o encontro foi para elucidação das dúvidas nesse processo.

O encontro fez parte do cronograma de reuniões da comissão de diálogo formada após a desocupação dos espaços administrativos. Segundo a vice-reitora Denise Gigante, mesmo que se reconheçam as representações regulamentares das classes dentro da universidade, se entende que os moradores da casa tenham pautas específicas a serem tratadas. Por isso, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, afirma ser importante que o grupo tenha delimitadas as pautas a serem discutidas em reunião. Devido a esse conflito de representação, o Sindicato de Servidores da UFPel (ASUFPel), de acordo com informação trazida pela gestão, não participará da comissão, já que o Diretório Central de Estudantes também não se fará representado. Já a representante do Sindicato dos Docentes da UFPel (ADUFPel)reconheceu o movimento como legítimo e vai manter um membro na comissão, ainda a ser escolhido.

Como compromisso com o fortalecimento do diálogo, os nomes escolhidos pelos grupos representados – gestão da UFPel, estudantes e ADUFPel – serão nomeados por meio de portaria específica. No entanto, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, esclareceu que a manutenção do acordo será mantida enquanto o próprio diálogo for mantido.

Portanto, a pauta desse primeiro dia era a indicação dos nomes para a formação do grupo e a apresentação dos detalhes do processo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) da nova Casa.

Para apresentar o andamento da licitação, esteve presente também na reunião a coordenadora de Material e Patrimônio da Pró-Reitoria Administrativa, Kelly Huckembeck. O órgão é o responsável pelas licitações da UFPel. Segundo a servidora, o RDC encontra-se na sua terceira fase, a de apresentação de propostas e lances. Depois desse, ocorre o julgamento das propostas, a escolha da empresa vencedora, a habilitação, o prazo recursal e o encerramento, para posterior contratação.

À princípio, o prazo de encerramento para a entrega de propostas e abertura da sessão pública é o dia 26 de novembro. No entanto, até o dia 18 anterior, é possível que as empresas participantes possam pedir esclarecimentos sobre o edital ou impugnações ao instrumento convocatório. Caso alguma dessas impugnações seja julgada cabível, o processo é reaberto com o mesmo prazo inicial, de 30 dias úteis. De acordo com a coordenadora, esta é a razão pela qual o edital foi elaborado com tanto cuidado, para que houvesse a menor margem possível para essas interrupções.

Kelly também explicou a diferenciação em uma das etapas que confere ao RDC maior agilidade sobre as licitações comuns, a fase da habilitação: enquanto nestas todas as empresas tem que ser habilitadas, demandando extensa análise de documentos, naquela apenas para a vencedora é feito esse processo. Isso também reduz o prazo recursal.

A coordenadora ainda esclareceu que é possível acompanhar o andamento do RDC por meio do site Compras Governamentais, inclusive se foi feito algum pedido de esclarecimento ou impugnação.

Novos encontros

Conforme acordado quando iniciadas as tratativas sobre a comissão, as reuniões do grupo serão quinzenais. O próximo encontro será no próximo dia 27, quando serão discutidas pautas como o acesso à Internet sem fio na atual Casa do Estudante e questões sobre infraestrutura e orçamento.

Nomes confirmados da comissão

Administração da UFPel – Denise Gigante, vice-reitora

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Ediane Acunha, pró-reitora

ADUFPel – aguarda indicação

Estudantes:

Allan Gois (Agronomia)

Andy Marques (Conservação e Restauro)

Augusto Souza (Cinema)

Fernanda Alves (Filosofia)

Fernanda Teixeira (Letras)

Gabriele Dias (Medicina Veterinária)

Joanna Munhoz Sevaio (Relações Internacionais)

Lucas Rocha de Paula (Direito)

Maiara Marinho (Jornalismo)

Marco Antônio Duarte (Teatro)

Marcos Jean (Meteorologia)

Mariana Cavalcantti (História)

Mateus Audizio (Filosofia)

Mateus Mendes (Artes Visuais)

Nadyne (Dança)

Polyana Rocha (Música)

Vinícius Britto Moraes (Filosofia)

 

Publicado em 17/10/2014, nas categorias Destaque, Notícias.