Projeto Quilombo das Artes apresenta Mostra Navegando em Cena

Elenco Matilda 4Neste sábado (18), às 15h, o Tablado dos cursos de Dança e Teatro da UFPel receberá a 4ª Mostra Navegando em Cena, atividade que coloca em contato com a comunidade as propostas do projeto de extensão “Quilombo das Artes”. A entrada para o evento é franca. O Tablado se localiza na esquina das ruas Almirante Tamandaré e Coronel Alberto Rosa.

O “Quilombo das Artes”, projeto multidisciplinar de educação continuada e de extensão da UFPel, desenvolve suas ações, desde março de 2010, com crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, no Navegantes II, bairro de muita pobreza da periferia da cidade de Pelotas. Os parceiros do Projeto, desde o seu início, são o CRAS São Gonçalo e a Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes. As ações abraçam grupos permanentes e abertos de teatro, música, dança e gênero e são conduzidas por estudantes bolsistas ou voluntários dos Cursos de Teatro, Música, Dança, Pedagogia e Ciências Biológicas da UFPel.

Para além das artes, como espaço de criação e livre expressão, o Quilombo também propõe reflexões e discussões sobre temas urgentes e presentes, como a violência contra a mulher, direitos humanos, sexo saudável, prevenção da gravidez precoce, meio ambiente, homofobia etc. Por outro lado, ao longo destes cinco anos, o Projeto realizou viagens com os grupos, apresentações em diferentes lugares de Pelotas e, os estudantes-monitores, foram motivados a participar de seminários e congressos nacionais e internacionais.

Algumas das apresentações:

Matilda o Musical, de Roald Dahl

Apresenta a história de uma garotinha com uma inteligência e um senso de justiça surpreendente para a sua idade. Todos acreditam que ela possui super-poderes.

Matilda é uma menina muito especial que nasceu em uma família que não consegue enxergar seu potencial. Aos três anos de idade, ela já tinha aprendido a ler sozinha, aos quatro anos se interessou pela leitura. Já na escola, ela encontra uma turminha muito especial, com alunos cheios de sonhos, cada um com suas características, e a menina se identifica muito com os colegas, principalmente com a professora dessa classe, a Srta. Mel, que reconhece sua capacidade intelectual, mas não consegue fazer muita coisa pela menina, por causa da perversidade da diretora, a Sra. Taurino.

O Musical é uma adaptação livre do clássico livro “Matilda” de Dahl, Roald, o qual deu inspiração para um filme e ganhou os palcos da Broadway.

A história é carregada de muita emoção, comicidade e simplicidade, composta por um elenco de 13 crianças da comunidade do bairro Navegantes que contam com a participação de 3 graduandos em teatros da Ufpel, este elenco irá encantar o publico cantando, dançando e interpretando, tornando ainda mais surpreendente esta aventura.

Diretor – Airton Marino (estudante de Teatro/monitor do Quilombo das Artes)

Elenco:

Andreza Duarte- Agatha

Derick da Rosa- Valentin

Grégori Eckert- Sra. Taurino (estudante de graduação em Teatro da UFPel)

Isabel Gonçalves- Matilda

Jéssica Farias- Srta. Mel (estudante de Terapia Ocupacional da UFPel)

Juliane da Silva- Ana Bel

Kemily Silva- Dandara

Lavinia Santos- Loren

Marcos Nunes- Bruce

Nataly Mendes- Yasmim

Rian Silva- Gregore

Sharon Martins- Georgina

Tuany Machado- Brenda

Wesley Silva- Bob

“Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.

A peça mostra a “aguda observação da classe operária brasileira, em momento histórico em que suas reivindicações e seus gritos de protesto nascem quase diariamente como explosão inadiável, como que a demonstrar que nada está bem, e não como consequência fria de cálculos políticos” (GUARNIERI,Gianfrancesco.Eles não usam black-tie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2009)

A cena que escolhemos é a do Ato III/ Quadro I/ Página 87-91. Cena em que Maria vai até a casa de D. Romana para lhe contar que está grávida de Tião, seu namorado e filho de Romana. D. Romana está preparando a janta enquanto elas conversam sobre o filho de Maria, a situação de Tião na fábrica, o medo de Tião de perder o emprego e não ter mais como sustentar seu filho.

Diretora: Ainá Bento (estudante de Teatro/monitor do Quilombo das Artes)

Elenco: Andreza Duarte de Mattos – D. Romana / Tatiana Duarte Cuba – Maria

Grupo de Música:

Coordenador e ensaiador: Márcio Peres (estudante de Música/monitor do Quilombo das Artes)

Repertório:

• O sol (Jota Quest)
  • Canção da meia-noite (Kleiton e Kledir)
  • Lanterna dos afogados (Herbert Viana)
  • Canto de um povo (Caetano Veloso)
  • Na estante (Pitty)
  • Vai e chora (Sorriso Maroto)
  • Pingos de amor (Paulo Diniz)

Integrantes: Isabel, Luis Felipe, Wesley, Andrezza, Tatiane, Esther, Maíra, Alisson Matos, Maurício, Alisson, Luis, Juan, Johny.

Publicado em 14/10/2014, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Extensão, Extensão e Cultura.