Início do conteúdo

Seminário destaca as ações de acessibilidade e inclusão na UFPel

DSC_0036Durante toda esta quarta-feira (8), acontece no auditório acadêmico do Campus Anglo a primeira edição do Seminário e Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Pelotas. No evento, estão sendo partilhadas diversas ações em andamento na área dentro da UFPel.

O seminário foi organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), ligado à Pró-Reitoria de Graduação. A coordenadora, Karina Pereira, afirmou, no ato de abertura do encontro, sobre a alegria com a participação dos presentes e destacou que esta é uma ação inicial, que ainda não contemplou todas as iniciativas presentes na universidade.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypolitto, a UFPel vem tentando manter-se em compasso com as políticas de inclusão em andamento no Brasil, que tiveram grande impulso nos últimos tempos. O objetivo, de acordo com ele, é acolher as pessoas com deficiência e trabalhar de acordo com as necessidades de todos.

 

Programação e projetos apresentados:

Manhã

08:50 – Projeto “Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto de inclusão: Uma avaliação na perspectiva dos professores”- Profª Siglia Camargo- FAE

09:10 – Projeto “Novos Caminhos”- Profª Gilsenira Rangel- FAE

09:30 – Projeto “Tempos e Espaços na Educação de Surdos”- Profª Madalena Klein- FAE

10:30 – Projeto “ Tutores para alunos com necessidades educativas especiais”- Equipe NAI

Tarde

14:00 – Projeto “Terapia Ocupacional Acessibilidade e Inclusão”- Profª Renata Da Silva- TO

14:20 – Projeto “Carinho”- Profº Alexandre Marques- ESEF

14:40 – Projeto “Museu do Conhecimento para todos: Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência”- Profª Francisca Michelon- ICH

15:00 – “Acessibilidade Física na UFPEL” – Equipe PROPLAN

16:00 – “Atuação da Seção de tradutores da Libras na UFPEL”- Equipe NAI

16:30 – Apresentação Cultural – Teatro da Escola Especial Profº Alfredo Dub

17:00 – Apresentação Cultural – CERENEPE