Ministério da Integração Nacional estreita laços com Agência Lagoa Mirim

DSC_3112O reitor da Universidade Federal de Pelotas, professor Mauro Del Pino, esteve reunido, na tarde de terça-feira (7), com o novo diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Gilson Porciúncula, o coordenador geral de Programas Macrorregionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Alexandre Peixoto, e do consultor técnico Fábio Ferraz, ambos do Ministério de Integração Nacional. Na pauta do encontro, estiveram ações que permitirão o fortalecimento da Agência.

Uma das principais intenções da reunião foi a apresentação de Ferraz, consultor contratado pelo Ministério para atuar junto à ALM. Ele desenvolverá atividades como a criação de um planejamento estratégico para o órgão, planos executivos para projetos e seus posteriores acompanhamentos. Para o novo diretor da Agência, a ideia de criar um planejamento estratégico é muito adequada: “Dando diretrizes, mesmo que se troque o diretor, o trabalho segue em andamento”.

Para o coordenador de Programas Macrorregionais, a ALM é um caso nada trivial para atuação, já que não existe nenhum tipo de estrutura semelhante ligada à universidade e ainda com caráter binacional. No entanto, o consultor destaca que é papel de uma universidade ser uma verdadeira agência de desenvolvimento para a região onde está inserida, mesmo que não tenha esse nome.

Em relação ao papel e à própria constituição da Agência Lagoa Mirim, o reitor Mauro Del Pino inseriu a discussão sobre o assunto como uma das pautas da Constituinte Universitária, em cujo bojo estão os debates sobre as unidades formadoras da UFPel. Entretanto, Del Pino vê a ALM como uma das formadoras de uma identidade voltada para o Mercosul adotada pela universidade.