UFPel ganha dois prêmios no Pesquisador Gaúcho, da Fapergs

Dois pesquisadores da UFPel venceram categorias do Prêmio Pesquisador Gaúcho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Foram nas categorias Jovem Inovador, Ruhan Ávila Conceição, e  Pesquisador na Indústria, Fabrício Aulo Ogliari. A Fapergs divulgou os resultados nesta quarta-feira (1º). Principal distinção voltada à ciência e tecnologia do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho agracia 14 pesquisadores responsáveis por estudos em cinco campos do conhecimento, na indústria e em inovação tecnológica. A premiação demonstra a importância do papel da pesquisa na melhoria de vida da sociedade.

Com 13 anos de experiência em materiais odontológicos, Fabrício Ogliari possui mestrado e doutorado na área de desenvolvimento de materiais odontológicos, com mais de 50 artigos publicados em periódicos indexados, com 16 patentes depositadas e com 14 produtos lançados no mercado. Atuou durante muitos anos em empresas do segmento como consultor e pesquisador pleno onde adquiriu experiência e conhecimento do mercado odontológico. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente está cursando o MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente é professor do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas e dos programas de pós-graduação em Odontologia e em Ciências e Engenharia de Materiais, ambos da UFPel.

Ruhan Ávila Conceição é estudante de Engenharia de Computação na UFPel. É bolsista de iniciação científica no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI), onde trabalha no desenvolvimento e otimização algorítmica e arquitetural dos módulos (transformadas e filtragem) de codificação de vídeos do padrão HEVC e 3D-HEVC.

A lista divulgada nesta quarta-feira inclui doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas. Nesta 4ª edição, a Fapergs recebeu 78 indicações nas sete categorias em disputa. Os nomes foram escolhidos após seleção criteriosa da Comissão Julgadora, formada por 17 profissionais reconhecidos em nível estadual.

A diretora-presidente da fundação, Nádya Pesce da Silveira, comemorou o aumento das indicações e lembrou que, desde a primeira edição em 2011, a preocupação sempre foi aproximar a academia científica do setor produtivo e empresarial. “Além das áreas tradicionais, também premiamos áreas mais tecnológicas no sentido de resgatar o passado. Pessoas e pesquisadores que contribuíram significativamente para o desenvolvimento estadual”, acrescentou.

Cerimônia
Os troféus serão entregues no dia 22 de outubro, em jantar no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), às 20h. Neste ano, a categoria especial homenageia o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O regulamento está disponível no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.

Confira os vencedores:

– Pesquisador Destaque em sete áreas do conhecimento:
Engenharia – Andrea Moura Bernardes (UFRGS)
Física e Astronomia – Yan Levin (UFRGS)
Matemática, Estatística e Computação – César Augusto Fonticielha de Rose (PUCRS)
Interdisciplinar – José Maria Montserrat (Furg)
Química – Helio Gauze Bonacorso (UFSM)

– Destaque Especial ao Ano Internacional da Agricultura Familiar:
Vicente Celestino Pires Silveira (UFSM)

– Jovem Inovador: Ruhan Ávila Conceição (UFPel)

– Pesquisador na Empresa: Daniel Pacheco Lacerda (Unisinos)

– Técnico Pesquisador: Juliane Lopes, Lilian Lidiane da Silva Monteiro e Rafael Motta (Senai Estância Velha)

– Pesquisador na Indústria: Fabrício Aulo Ogliari (UFPel)

– Piá Empreendedor: João Pedro Goulart da Silva e Radharani Malheiros Mendes (Junior Achievement/RS)

Publicado em 01/10/2014, na categoria Notícias.