Reunião trata da transferência da 1ª Companhia da BM para a zona portuária

DSC_0004 (1)Reunião realizada na manhã desta quarta-feira(1), no gabinete da Reitoria, deu sequência às tratativas entre a 1a Companhia do 4o Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sobre a proposta de transferência daquele órgão de policiamento para a região portuária, favorecendo diretamente as comunidades acadêmicas da UFPel  e da Universidade Católica (UCPel).

A transferência da 1a Companhia de sua atual sede, na rua Almirante Barroso, para a zona universitária é uma proposta do Comando da Brigada Militar para minimizar os índices de criminalidade, caracterizados por frequentes assaltos à população universitária, e foi apresentada durante audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores para discutir a segurança na zona do Porto.

O local da nova sede da Companhia deverá, no entanto, apresentar condições similares às oferecidas no atual endereço, como espaço para alojamentos, sanitários públicos, área administrativa e atendimento à população, feito em regime de 24 horas, além da rede lógica de acesso à informação e espaço para estacionamento de viaturas.

No sentido de levantar as necessidades que o prédio a ser oferecido deverá oferecer, uma comissão da UFPel realizará nos próximos dias visita às instalações da 1a  Companhia, na rua Almirante Barroso. De acordo com o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, este será o primeiro passo para se ter uma ideia melhor sobre as acomodações que serão necessárias.

Segundo o comandante Anderson Winitt, responsável pela Companhia, o novo prédio não precisa ser maior, mas também não deve ser menor do que a atual sede. Ele destacou a importância do projeto de transferir a unidade para a região portuária para o melhor enfrentamento da violência. “Nossa proposta é no sentido de resolver o problema da insegurança na área das universidades”, observou.

Presente ao encontro, o vereador Tenente Bruno, um dos articuladores da iniciativa, ponderou que a simples presença da Companhia, com a movimentação de policiais e o fato de estar aberta às denúncias da comunidade, significa uma resposta praticamente imediata, de grande valia. “A própria movimentação de efetivos, com a troca de turnos e a circulação de viaturas, já representam elementos inibidores da criminalidade”, enfatizou o comandante Winitt, que estava acompanhado do major Rogério Vasconcellos.

Pela UFPel, participaram também os pró-reitores Gilson Porciúncula (Infraestrutura) e Ediane Acunha (Assuntos Estudantis), além de assessores das duas pró-reitorias, respectivamente Ana Paula Nunes e Sandro Nunes.

Publicado em 01/10/2014, nas categorias Destaque, Notícias.