I Simpósio de Fisiologia da Região Sul é promovido pela UFPel

DSC_1913 DSC_1931 Nestas quinta e sexta-feira (25 e 26), ocorreu na Universidade Federal de Pelotas o I Simpósio de Fisiologia da Região Sul. O evento foi realizado pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF) do Instituto de Biologia da UFPel. Alguns dos assuntos abordados foram a importância do sono, desnutrição na infância, obesidade e medicina hiperbárica. Estiveram presentes pessoas de todas as regiões do Estado.

A mesa de abertura foi apresentada pelo professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia Paulo Schenkel, que falou da importância da comunicação e do intercâmbio de experiências para a construção do conhecimento, elemento presente no simpósio. “Trabalhamos na busca pelo conhecimento. Para isso, contamos com um corpo docente atualizado e que anseia pela oportunidade de ampliar suas linhas de pesquisa, e consequentemente, alavancar o potencial de nossa região na pesquisa científica de qualidade através da formação de pessoal capacitado.”

A abertura oficial foi proferida pela vice-reitora da UFPel, Denise Gigante. Em sua fala, a professora cumprimentou os organizadores e desejou um bom evento. Também ressaltou que o Departamento de Fisiologia e Farmacologia não é apenas de um curso, e sim faz parte de um Instituto que oferece disciplinas às diferentes unidades da Universidade. Desta forma, o Simpósio pôde reunir professores e alunos de diversas unidades acadêmicas.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPel, Luciano Agostini, utilizou o espaço para desejar que este período de convivência fosse profícuo e que outras edições possam acontecer na universidade, cada vez com mais gente. “São esses momentos que nos permitem parar um pouquinho, respirar, olhar pros lados e perceber que a gente tem um futuro muito legal pela frente, nesta área que a gente está pesquisando, trabalhando, estudando.”

A diretora do Instituto de Biologia da UFPel, Gladis Ribeiro, parabenizou o Departamento na figura de seus professores, funcionários, alunos e estagiários que trabalharam muito para que o evento pudesse acontecer. “Tenho certeza que esse ambiente será bastante propício para discutir a área entre os profissionais, trazer novas idéias, e que será extremamente rico para os acadêmicos.”

A Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFPel, Niedi Zauk, agradeceu a presença de todos, aos organizadores do simpósio e também ao apoio dado pela Universidade.

Na sequência, a professora Marilene Alam ministrou a Palestra de Abertura, tratando do Histórico e tradição do DFF/UFPel.

Publicado em 26/09/2014, na categoria Notícias.