Início do conteúdo

Minicurso debate violência em Pelotas

O Observatório de Direitos Humanos da UFPel realiza quinta (25) e sexta-feira (26) um minicurso sobre Formação em Direitos Humanos, com a participação de professores e pesquisadores de cinco universidades gaúchas. O evento é aberto para a comunidade. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Durante a atividade, a delegada regional de Polícia Carla Kuhn também fará uma palestra, apresentando subsídios para contribuir com as pesquisas teóricas sobre a violência em Pelotas, a partir de sua experiência à frente da 18ª Região Policial.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento é fomentar uma cultura crítica, plural e comprometida com a promoção e o desenvolvimento dos direitos humanos nos municípios da região. Para isso, nos dois dias de minicurso serão abordadas as relações entre direitos humanos e outras áreas, como gênero, etnia, orientação sexual, políticas públicas e formação docente. Espera-se, também, a participação intensa do público no sentido de apresentar experiências e reflexões sobre a temática proposta pelos palestrantes. Ao final do evento, serão disponibilizados certificados para os participantes com mais de 70% de frequência nas palestras.

Sobre o projeto

O Observatório de Direitos Humanos da UFPel é um programa recém-criado de Pesquisa, Ensino e Extensão que tem como objetivo contribuir para a promoção e defesa dos Direitos Humanos nos municípios gaúchos. Sediado no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Neppu), o projeto pretende reunir dados relativos à sete eixos temáticos, como violência, pobreza e preconceito, além de elaborar relatórios públicos a partir da reunião e da avaliação destes dados. Além disso, o cronograma de atividades do Observatório inclui a realização periódica de palestras e seminários sobre o tema dos Direitos Humanos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail observatoriodh.ufpel@gmail.com.

 

Programação do minicurso

Quinta-Feira (25)

13h – Profª Maiane Ourique (Unipampa) – Teoria e Prática dos Direitos Humanos na Formação Docente

15h – Prof. Rodrigo Stumpf (UFRGS) – Aspectos políticos dos Direitos Humanos

17h – Profª Andréa Heidrich (UCPel) – Serviço Social e promoção dos Direitos Humanos

19h – Seminário de Apresentação de Resultados: Projeto de Pesquisa sobre o remanejamento de da população atingida por empreendimentos hidrelétricos

 

Sexta-Feira (26)

09h – Delegada Carla Kuhn – subsídios para o debate sobre a violência em Pelotas

11h – Prof. Renato Duro (FURG) – Direitos Humanos, orientação sexual e etnia

14h – Profª Márcia Alves (UFPel) – Direitos Humanos e Gênero

16h – Prof. Hemerson Pase (UFPel) – Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas

Publicado em 23/09/2014, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.