Justiça Federal determina reintegração de posse do Gabinete da Reitoria

Em função da permanência do bloqueio e da ocupação, por estudantes, de toda uma ala no quarto andar da Reitoria da UFPel, onde se localizam os Gabinetes da Reitoria e da Vice-Reitoria, a Procuradoria Jurídica e o Setor de Convênios da Instituição, além de outros, a Universidade pediu, à Justiça Federal, a Reintegração de Posse destas áreas, fechadas desde o fim de semana. A medida tornou-se obrigatória devido à negativa, por parte dos estudantes, de abrir as portas de acesso aos setores e de desocupar os gabinetes. Conforme a Reitoria, a ocupação e o bloqueio do Gabinete estavam inviabilizando o funcionamento da Universidade e a medida jurídica foi necessária para devolver a normalidade funcional à UFPel.

Em um primeiro momento, será feita a abertura das portas de acesso à parte obstruída, garantindo o direito ao trabalho dos servidores lotados nessas estruturas, bem como determinada a desocupação do gabinete do reitor. A Reitoria está conclamando os estudantes para que permitam o retorno das rotinas acadêmicas e administrativas, o que possibilitará, inclusive, o atendimento da pauta reivindicada por eles.

A Reitoria esclarece que, em todos os momentos, manteve-se aberta ao diálogo, inclusive na noite anterior à ocupação, quando foram pactuados um conjunto de encaminhamentos às demandas dos estudantes. Surpreendentemente, dez horas depois o Gabinete estava ocupado, num claro rompimento do que havia sido acordado.  A prática do diálogo se confirmou mais recentemente na manhã desta segunda-feira, quando o reitor Mauro Del Pino manteve dois encontros com os ocupantes, solicitando a liberação dos acessos às áreas dos Gabinetes.

Publicado em 22/09/2014, na categoria Notícias.