HE inaugura 56 novos leitos de urgência

DSC_0508 DSC_0512 Uma das principais carências na área da saúde regional, a falta de leitos de emergência e urgência para o SUS, começa a ser amenizada a partir desta terça-feira (23), quando o Hospital Escola (HE) da UFPel inaugura 56 novos leitos com esta destinação. Os leitos, dentro da atual área física do HE, possibilitarão assistência de excelência em áreas como clínica médica, pneumologia, gastroenterologia, endocrinologia, cardiologia e reumatologia.

A ampliação colaborará ainda no ensino de todos os cursos da área da saúde que possuem inserção acadêmica no HE, com destaque para Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia e Farmácia.

As equipes que trabalharão nas novas alas serão compostas por médicos docentes da Faculdade de Medicina, médicos técnico-administrativos e médicos residentes do Hospital Escola. Enfermeiros e técnicos em enfermagem já foram selecionados e estão recebendo treinamento para atuarem nos leitos. As áreas de apoio também estão dimensionadas, incluindo auxiliares administrativos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos, auxiliares de farmácia, auxiliares de higienização, entre outros.

“A implantação dos novos leitos se caracteriza como um grande marco na história do HE da UFPel, que deixará de ser o hospital que menos oferece leitos para a rede de saúde pública, para a condição de instituição que mais oferta leitos ao SUS. Somando 170 leitos hospitalares com a mesma quantia de domiciliares, será atingido um total de 340 leitos qualificados e cem por cento SUS”, afirma a diretora geral do HE, Julieta Fripp.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, afirma que “com essa ampliação, não somente será desafogada a grande demanda por leitos de urgência e emergência em toda a região, mas também será qualificada a formação de profissionais da área da Saúde”.

A solenidade de inauguração das novas alas ocorre às 11h, no auditório do Hospital Escola, e após será realizada visita nos setores que receberão os primeiros usuários.

HE

O Hospital Escola da UFPel realiza assistência cem por cento SUS aos usuários moradores do município de Pelotas e da região sul do Estado. Possui capacidade instalada com 112 leitos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Desde 2013, a atual gestão estabeleceu como meta no Plano de Reestruturação do HE a passagem da atual condição de porte pequeno a porte médio em curto prazo, ou seja, até o primeiro semestre de 2015 atingir o quantitativo de, no mínimo, 200 leitos hospitalares. Para isso, está sendo realizado diagnóstico das potencialidades existentes a fim de qualificar novos leitos dentro das redes e linhas de cuidados prioritárias do Ministério da Saúde.

O HE também está habilitado na Rede Cegonha, que envolve os cuidados à saúde materna e do bebê, e ainda está inserido na Rede das Doenças Crônicas, possuindo alta complexidade em oncologia. Além disso, possui cerca de 170 leitos em ambiente domiciliar, assistidos pelo Pidi (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar) e Programa Melhor em Casa.

Considerando que todos os serviços ofertados pelo HE estão contratualizados e regulados pelo município e que, atualmente, a rede local apresenta grande deficiência de leitos para dar retaguarda às demandas do único pronto socorro público de Pelotas, há cerca de seis meses a direção do Hospital Escola iniciou diálogo com os gestores da saúde local com objetivo de inserir novos leitos no plano regional de atenção às urgências.

Desde então, estão sendo realizadas reformas e adequações internas no HE para ofertar ao SUS estes 56 novos leitos clínicos no componente hospitalar da Rede de Urgência e Emergência – RUE. O projeto foi submetido à apreciação do Conselho Municipal da Saúde, tendo sido aprovado por unanimidade.

Publicado em 19/09/2014, na categoria Manchete.