Equipe da PRAE participa de evento sobre ações afirmativas para PPIs

unnamedNo início desta semana, nos dias 16 e 17, aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina o Seminário de Fundação do Fórum sobre Ação Afirmativa das Universidades Federais da Região Sul do Brasil. Participaram do evento a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, o coordenador de Políticas Estudantis, Sandro Nunes, e a assessora da PRAE, Anna Lúcia Pereira.

O evento teve por objetivo constituir o Fórum, que visa fomentar a criação de políticas afirmativas para os ingressantes por Cotas PPI, ou seja, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e outras ações com esse caráter, bem como fortalecer as ações existentes e trocar experiências para ampliar a atuação das estruturas que atuam nessa área.

A PRAE comporá a coordenação do fórum juntamente com a pesquisadora professora Georgina Nunes, da Faculdade de Educação, e o próximo seminário será sediado pela UFPel, no segundo semestre de 2015.

“Avaliamos a participação no fórum como decisiva para implementação de políticas específicas para PPIs na nossa instituição. Atualmente a UFPel não tem qualquer política institucional voltada para questões étnico-raciais, nem no âmbito da gestão, nem das entidades representativas dos segmentos da Comunidade Acadêmica. Temos a garantia do ingresso, mas não trabalhamos com políticas de permanência específicas”, afirma a pró-reitora, ao lembrar que, apesar da pequena equipe da área, desde o início da gestão se buscam iniciativas para o tema.

Nos próximos dias, a PRAE divulgará eventos e datas em que realizarão encontros para ampliar o grupo de debate para, em breve, realizar um seminário de criação do núcleo para políticas afirmativas.