Reitoria relata projeto do novo CEU em reunião na Casa

Em mais um encontro com estudantes, a reitoria da UFPel apresentou detalhes do projeto do novo Condomínio Estudantil, em reunião realizada na noite desta terça-feira(16) na Casa do Estudante. Durante o encontro, o reitor Mauro Del Pino apresentou mais informações sobre o projeto e recebeu demandas dos estudantes. Presentes também a vice-reitora Denise Gigante, a coordenadora de Integração Estudantil, Ana Catarina Rilling da Nova Cruz, o chefe do Departamento Técnico da Pró-reitoria de Planejamento, Cleidi Pinto e o chefe do Núcleo de Moradia, Flávio Ricardo Hardtke.

Na conversa, o reitor ressaltou o caráter diferenciado do projeto, elaborado a partir de plano de necessidades realizado por uma comissão de estudantes em conjunto com a PRAE, em 2013. “O condomínio será erguido na maior área da Universidade, com 22 mil metros quadrados de terreno”, sublinhou Del Pino.

Ele reafirmou a capacidade do Condomínio, 1.332 vagas em seis blocos e disse que área técnica da Pró-reitoria precisou modificar o projeto original após o projeto de implantação do terreno apurar a existência de uma adutora no local. “O edital da licitação dos projetos executivos está em fase final de montagem, será enviado para a Procuradoria Jurídica para o parecer final e depois será publicado”, observou. Tudo deve ocorrer ainda em setembro. A expectativa é que a licitação da obra propriamente dita seja lançada no começo de 2015.

Uma pauta de reivindicações foi apresentada pelos estudantes. Entre elas, moradia provisória para quem chega na Universidade. Sobre este item, o reitor esclareceu que a Universidade deve disponibilizar um imóvel, próximo ao IFSul, onde funcionava uma clínica, para este fim e que outra casa está sendo adquirida pela Universidade para receber os estudantes que ingressarem em 2015.

Sobre a conclusão das obras no térreo, espaço de convivência e segundo andar da Casa do Estudante, os trabalhos paralisaram em função de manifestações dos moradores. A gestão vai contatar a proprietária do prédio para tratar da retomada das obras.

A Coordenação de Tecnologia da Informação analisará pedido de internet e computadores nos quartos da Casa. Outros pontos conversados foram o transporte alternativo para a Engenharia Madeireira, o conserto de máquinas de secar, pregão para compra de colchões e geladeiras. Ainda na pauta do encontro, questões relacionadas com atendimento médico e transporte também foram temas de demandas por parte dos alunos.

Publicado em 17/09/2014, na categoria Notícias.