XX Curso de Gastroenterologia debate avanços na área

DSCN8857 DSCN8890 DSCN8899 Durante a sexta-feira (12) e o sábado (13), alunos e profissionais da Medicina tiveram a oportunidade de presenciar o XX Curso de Gastroenterologia. Promovido pela Faculdade de Medicina e pelo Hospital Escola da UFPel, está completando 35 anos de criação.

Organizado pelo Departamento de Clínica Média e o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia, o curso teve a coordenação do professor Lysandro Nader e auxílio dos alunos da Liga Acadêmica de Gastroenterologia.

Nader disse ter a “honra, satisfação e imensa alegria de estar conduzindo” o curso, que segundo ele já é tradicional na faculdade e vem com o objetivo de “estimular a educação médica continuada”.

As palestras foram realizadas por professores de diversos lugares do Brasil, que abordaram temas como hepatite, dispepsia funcional, endoscopia, lesões colorretais, esôfago de Barrett, estenose benigna da via biliar e colonoscopia.

O curso foi ministrado no Hotel Jacques Georges Tower. A mesa de abertura foi composta por Lysandro Nader; pela diretora da Faculdade de Medicina, Vera Silveira; pela chefe do Departamento de Clínica Médica, Silvia Macedo; e pela diretora do Hospital Escola, Julieta Fripp.

A professora Silvia desejou que os presentes pudessem se sentir estimulados a buscar mais conhecimento através dos ensinamentos do curso. A diretora do HE ressaltou a parceria entre o Hospital Escola e os cursos da área de saúde. Já a diretora da Faculdade de Medicina elogiou o fato de o curso ser tradicional e ao mesmo tempo se manter sempre atualizado.

Esteve presente o criador do Curso de Gastroenterologia e ex-diretor da Faculdade de Medicina, o professor Farid Nader. Ele coordenou o curso até ano passado.

O XX Curso de gastroenterologia teve o apoio da Associação Gaúcha para o Estudo do Fígado AGEF) e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED-RS).

Publicado em 15/09/2014, na categoria Notícias.