Reitoria finaliza edital para novo CEU

10647023_760523910660759_4080365532618431401_nEm breve começará a sair do papel um dos principais compromissos da atual gestão que atende a reivindicações históricas da comunidade no que toca à assistência estudantil. Durante a Calourada do segundo semestre, realizada no dia 29 de agosto no Campus Anglo, foi apresentado à comunidade o projeto definitivo do Condomínio Estudantil, a nova Casa do Estudante. Na noite de 9 de setembro, foi a vez da representação estudantil conhecer os detalhes da construção: na ocasião estavam presentes o Diretório Central de Estudantes e diversos diretórios acadêmicos e os moradores da atual casa e beneficiários do auxílio moradia.

O projeto foi elaborado conforme Plano de Necessidades feito por grupo de acadêmicos em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, em 2013. A nova Casa estará localizada entre as ruas Benjamin Constant, General Osório, Conde de Porto Alegre e Santos Dumont.

Serão seis blocos de seis andares, com 1.332 vagas e três estudantes por apartamento, com completa acessibilidade e plano de segurança. O Condomínio terá espaço de vivência, quadra poliesportiva e restaurante, que terá a capacidade de servir mais de 1,6 mil refeições por hora.

Conforme o reitor Mauro Del Pino, a gestão está trabalhando para que os editais para projetos executivos sejam lançados ainda em setembro, por Regime Diferenciado de Contratação (RDC), um novo meio de licitação mais rápido. A expectativa é de que a licitação das obras possa sair no começo de 2015. Como esta é a primeira vez que esta metodologia está sendo adotada pela UFPel, estão sendo tomados todos os cuidados para que o processo transcorra dentro do cronograma previsto.

“Nosso projeto é uma solução inédita no país que já serve de modelo para outras iniciativas semelhantes”, afirma o reitor da UFPel, Mauro Del Pino. De acordo com ele, as obras no Condomínio devem começar pelos blocos de moradia e à medida que forem progredindo ganharão velocidade, pois o material usado será entregue em módulos pré-prontos.

DSCN0578Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis, a construção da nova Casa será um marco para a qualificação da atuação da UFPel na área, considerando que grande parte dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil são utilizados para auxílio moradia. “Da forma que estamos hoje, pagando auxílio moradia para suprir a demanda por vagas, além de não atendermos o estudante satisfatoriamente, temos grande parte do nosso recurso consumido por bolsas, o que poderia ser direcionado para outras políticas que atualmente estão deficitárias”, analisa.

Ela considera que outro aspecto é a qualidade de vida do estudante. “Ter uma moradia adequada é determinante para que o estudante desenvolva suas atividades acadêmicas e tenha um bom ambiente de lazer e descanso”, diz a pró-reitora.