Início do conteúdo

Federal FM mostra especial 100 anos de Lupicínio Rodrigues

Nesta terça-feira, dia 16 de setembro, será celebrado o centenário de nascimento de um dos maiores compositores da música popular brasileira, o gaúcho Lupicínio Rodrigues. A rádio Federal FM vai apresentar, a partir das 15h, o programa “Especial Lupi, 100 anos de Boemia”.

Entrevistas com músicos, críticos e historiadores serão intercaladas com clássicas canções do centenário compositor. O jornalista e pesquisador Marcello Campos, responsável  pela biografia do cantor Alcides Rodrigues, lembra da parceria de Lupi com Rodrigues. E ainda dá detalhes do “Almanaque Lupicínio”, livro que deve ser lançado na próxima Feira do Livro de Porto Alegre. Já o ator e músico Alvaro RosaCosta – intérprete de Lupicínio no projeto “Viva o Centro a Pé” – fala sobre a importância de Lupi na cultura popular do estado, e afirma que há sempre pessoas redescobrindo a obra do compositor. O diretor e ator Artur José Pinto, falou sobre o musical “Lupi, o Musical – Uma Vida em Estado de Paixão”. A peça vem sendo apresentada na capital, e deve ser apresentada em outras cidades.

O especial contará com a participação de alunos da disciplina de Prática de Conjunto, do conservatório da UFPel, que irão apresentar duas clássicas composições de Lupi ao vivo, “Felicidade” e “Nunca”. Haverá ainda a participação especial do cantor Juliano Guerra.

A realização é do Núcleo de Produção Musical do Centro de Artes da UFPel, com a Rádio Federal FM.

Publicado em 15/09/2014, na categoria Notícias.