Reitoria anuncia novidades para os restaurantes em 2015

DSCN0578 Em reunião aberta com alunos, direção do Diretório Central de Estudantes (DCE), moradores da Casa do Estudante e representantes de diretórios e centros acadêmicos, na noite desta terça-feira (9), a Reitoria anunciou uma série de medidas que beneficiarão, em 2015, os usuários dos restaurantes-escola da Universidade. No encontro ocorrido na sede do DCE, o reitor Mauro Del Pino, a vice Denise Gigante e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, receberam uma pauta de demandas relativas aos restaurantes, oriunda de reunião de estudantes, realizada no dia 1º de setembro.

Entre os anúncios feitos pela Reitoria, que atenderam a boa parte das demandas apresentadas, estão a ceia para todos os bolsistas de alimentação integral, a partir do primeiro semestre de 2015; abertura do restaurante nos fins de semana e feriados, inclusive para pagantes, e melhoria da qualidade da alimentação vegetariana, através da contratação de profissionais especializados, como gastrônomos, tudo também no próximo ano.

Conforme a pró-reitora de Assuntos Estudantis, a colocação de proteção dos alimentos nas mesas do Buffet já estava no planejamento de ações que devem ser feitas em seguida. Quanto à possibilidade de os alunos levarem comida em viandas para fora dos RUs, Ediane disse que continua vetada, por questões de segurança alimentar. Nesta hipótese, que prossegue não permitida, os alimentos poderiam estragar, pois ficariam fora do controle feito no restaurante.

A pró-reitora disse ainda que foram colocadas mais pessoas para atuar na identificação, no ingresso nos RUS, para diminuir o tempo de espera na fila. A Reitoria, conforme Mauro Del Pino, busca alugar novos prédios na cidade para receber os restaurantes da Universidade. “Estudamos, ainda, reformas no RE do Capão do Leão”, declarou o reitor. Outra informação é que o campus Porto, antigo Anglo, deverá receber um RE igual ao projetado para o novo Condomínio Estudantil.

Nova Casa

ceu O outro tema do encontro foi a nova Moradia Estudantil. O reitor apresentou o projeto definitivo do Condomínio Estudantil, a nova Casa do Estudante. O projeto foi elaborado conforme Plano de Necessidades feito por grupo de acadêmicos em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, em 2013.

Serão seis blocos de seis andares, com 1.332 vagas e três estudantes por apartamento. O Condomínio terá espaço de vivência, quadra poliesportiva e restaurante. Conforme Mauro Del Pino, os projetos executivos deverão ser licitados ainda em setembro, por Regime Diferenciado de Contratação (RDC), um novo meio de licitação mais rápido. A expectativa é que a obra possa ser licitada no começo de 2015.

A nova Casa estará localizada entre as ruas Benjamin Constant, General Osório, Conde de Porto Alegre e Santos Dumont. Cada bloco terá acessibilidade total e segurança. O Condomínio será dotado de quartos para portares de necessidades, com dois moradores. Estará apto a receber até 72 portares de necessidades.

Cada bloco terá cinco áreas de estudos com 50 lugares. A área de vivência oferecerá churrasqueiras, banheiros, sala de jogos e alpendre. O projeto urbanístico contempla a instalação de praças. O restaurante terá 416 lugares, podendo servir até 1664 refeições por hora. A cozinha receberá equipamentos de última geração.

“Nosso projeto é uma solução inédita no país. Estamos disponibilizando-o para qualquer universidade no Brasil”, afirmou o reitor aos alunos. De acordo com Del Pino, as obras no Condomínio devem começar pelos blocos de moradia e à medida que forem progredindo ganharão velocidade, pois o material usado será entregue em módulos pré-prontos.

Quanto a uma moradia estudantil no Capão do Leão, o reitor considerou que a Gestão trabalha, primeiramente, para dotar o campus de uma boa infraestrutura, para depois estudar a implantação de uma casa para os estudantes no local. Isto tem sido feito através de ações nas áreas de energia elétrica, água, construção do aulário e Centro de Vivência.

Ao fim da reunião, registrou-se a intenção de realizar, periodicamente, novos encontros entre Reitoria, direção do DCE e estudantes, para manter o diálogo aberto sobre questões de interesse de todos. Assim, uma nova reunião deve ocorrer no prazo de 30 dias.

Publicado em 10/09/2014, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.