Público foi o destaque da Calourada dos 45 anos

DSC_0857Mais de mil estudantes estiveram presentes na tarde da sexta-feira (29), no momento da recepção aos alunos ingressantes, a Calourada comemorativa aos 45 anos de fundação da UFPel. Na programação, shows de bandas, mateada e o evento Chefs na Rua, realizado por alunos do curso de Gastronomia.

DSC_0642As bandas Timbres e Bicicletas, Quarto de Banho e Stand Up Rock deram início a tarde de shows. As bandas Lítera e Calavera abriram o show da banda Tequila Baby que encerrou o evento.

No intervalo das bandas, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, e o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hipólito, deram as boas-vindas aos estudantes e explicaram como funciona as Pró-Reitorias e os serviços que são oferecidos aos estudantes. Antes do show do Tequila Baby, foi a vez do reitor Mauro Del Pino fazer o uso da palavra.

DSC_0752Ao dar as boas-vindas aos estudantes, o reitor contou um pouco da história da Universidade, salientando a importância do momento que a UFPel está passando, com as mobilizações em torno da Constituinte Universitária. Neste sentido, Mauro Del Pino convidou toda a comunidade acadêmica, em especial os alunos ingressantes, a participar do processo de construção do Projeto Institucional, Regimento Geral e Estatuto da Universidade.

Durante toda a tarde, os acadêmicos levarem um quilo de alimento não perecível para ajudar uma entidade assistencial de Pelotas, iniciativa dentro das ações a favor do Trote Solidário.

Condomínio Estudantil

O projeto do Condomínio Estudantil, a nova Casa do Estudante, foi apresentado aos estudantes. O empreendimento contará com seis blocos, restaurante, espaço de vivência e quadra poliesportiva. O projeto prevê total acessibilidade e segurança e será disponibilizado no Portal, ainda nesta semana.

Aplicativo

DSC_0516No encontro, foi lançado o aplicativo da Calourada. Concebido pela Empresa Júnior de Computação da UFPel, grupo formado por dez acadêmicos desta área da Universidade, o aplicativo oferece informações de extrema utilidade dos ingressantes, como transporte, restaurantes, mapas, agendas, calendário acadêmico, bibliotecas, assistência estudantil, entre outras.

A vantagem sobre o folder impresso entregue aos calouros é a possibilidade de atualização e ampliação das informações, praticamente a cada dez dias, período exigido pela gerenciadora do aplicativo, a Apple, para aprovar os conteúdos.

O aplicativo foi produzido a partir de pedido da Comissão da Calourada do segundo semestre. A ideia é que o conteúdo seja progressivamente ampliado, para atingir todos os acadêmicos, os outros segmentos da comunidade universitária e até a sociedade em geral, com informações de interesse de todos. A página de divulgação do APP é a www.hut8.com.br/calourada e o aplicativo já pode ser baixado nas lojas de app’s dos celulares.

Publicado em 01/09/2014, na categoria Notícias.