Transmissão pela Internet deixa Consun mais democrático e transparente

A reunião do Conselho Universitário (Consun) da UFPel nesta quinta-feira (28) é um marco na história da Universidade e dos Conselhos Superiores da Instituição. Pela primeira vez, uma reunião do Conselho tem transmissão direta, aberta ao público, com todas as manifestações e diálogos do evento. A transmissão das reuniões pela Internet foi aprovada pelo Consun no encontro anterior, por unanimidade.

De acordo com a reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a transmissão é um salto em direção à democracia e à transparência. “A partir de agora, todas as reuniões serão transmitidas”, festejou o reitor, que é o presidente do Consun.

Existe uma norma que está no Estatuto da Universidade, documento datado de 1969, período da Ditadura Militar, que rege as reuniões do Conselho, e que permite inclusive a realização de reuniões secretas. Este fato reforça ainda mais a necessidade de atualização dos textos que regem a UFPel, como o Estatuto e o Regimento Interno, processo que será feito na Constituinte Universitária.

Espaço de debates

Desde o começo de 2013, quando a atual Administração Superior começou sua gestão na UFPel, o Conselho Universitário tem realizado reuniões com regularidade e periodicidade definida. Ao menos uma vez ao mês o Conselho se reúne, para debater e definir as principais questões da vida universitária. Nem sempre foi assim. Até o fim de 2012, houve períodos em que o Consun chegou a passar um ano sem se encontrar, sendo as medidas tomadas no regime de ad referendum . Hoje, o Consun  consolida-se como o grande espaço de discussões políticas da Universidade, de questionamentos e de prestação de contas por parte da Instituição.

Publicado em 29/08/2014, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.