Início do conteúdo

Consun aprecia Metodologia da Constituinte

Dentro do calendário de atividades previsto para este fim de agosto e começo de setembro, para a Constituinte Universitária, o Conselho Universitário (Consun) da UFPel reúne-se às 14h desta segunda-feira (1º), no Lyceu, para apreciar a metodologia do processo. A reunião ocorre após semana de debates sobre o tema, realizada de 25 a 29 de agosto, com a comunidade e nas unidades, visando a esclarecer sobre a proposta, fruto de um consenso dentre as pensadas no primeiro semestre.

O que é Constituinte
Confira no folder GR_Folder Constituinte (WEB)  as informações sobre o que é o processo constituinte.

Na página   http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/ acompanhe todas as notícias sobre o assunto.

Proposta
Uma comissão elaborou proposta de consenso sobre a metodologia que será submetida ao Consun, visando o processo constituinte da UFPel. A proposta foi apresentada a representações da comunidade acadêmica.

O documento que regulamenta o processo de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional, do Estatuto e do Regimento Geral da UFPel, foi construído a partir das propostas apresentadas junto ao Conselho Universitário pela gestão da Universidade e pelos professores Sidney Gonçalves Vieira, do ICH, e Ricardo Fiegenbaum, do CLC.

A comissão, durante visitas a representações da comunidade, realizadas em junho, anotou sugestões e tentou dirimir dúvidas. A ideia foi debatida, na comunidade, durante a última semana. Leia a proposta de metodologia no arquivo abaixo.

Constituinte Universitária – Proposta de Regulamento de Constituinte

Veja apresentação com um histórico do processo desde 2013, informações sobre o que é Constituinte e por que fazê-la e com os principais pontos da proposta no arquivo   Constituinte-Apresentacao.

Escute a transmissão ao vivo da reunião no endereço   http://wp.ufpel.edu.br/scs/consun/.

Publicado em 29/08/2014, na categoria Manchete.