UFPel recebe visita de representante do Ministério da Integração Nacional

DSC_0034A Universidade Federal de Pelotas recebe, nessa quinta-feira (28), a visita do analista técnico Paulo Rocha, coordenador geral de Programas Macrorregionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional, órgão do Ministério da Integração Nacional. Em agenda cumprida durante a manhã, o representante esteve reunido com o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e o diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM), Amauri Barcelos.

A ocasião serviu para que alguns projetos desenvolvidos pela ALM em parceria com o ministério e seus andamentos fossem apresentados pelo grupo, especialmente o “Vitivinicultura: Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável no Arco da Fronteira Sul”, que busca criar novas ações de trabalho na área da produção de uvas e vinhos em regiões que ainda iniciam sua produção.

“Temos um grande interesse em fortalecer a Agência”, afirmou Rocha, ao lembrar que o órgão da UFPel é um braço de atuação do ministério na fronteira sul. Para tanto, a pasta enviará um consultor à agência para realizar um diagnóstico do trabalho e sugerir algumas demandas. Agradecendo a iniciativa, Del Pino sugeriu um acordo de cooperação técnica com o ministério, para que a ação possa contar com a colaboração da universidade como um todo. Segundo o reitor, é necessário criar uma nova sistemática de trabalho para que a ALM possa aumentar seu papel no incentivo ao desenvolvimento da região: “As potencialidades são muitas”.

O analista do Ministério da Integração Nacional prosseguiu sua agenda com reuniões com lideranças da Agência Lagoa Mirim e também de outros setores da UFPel, como a Coordenação de Relações Internacionais.