Seminário Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica começa nessa terça (26)

DSC_9765Diante de um auditório da Faculdade de Direito repleto pelo público, foram iniciadas na manhã dessa terça-feira (26) as atividades do II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, evento que integra as comemorações dos 45 anos da Universidade Federal de Pelotas. Promovido por uma parceria entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, as Faculdades de Educação e Direito, será realizado até a quarta (27) e reunirá pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e do exterior promovendo um diálogo na perspectiva de ampliar conhecimentos e potencialidades de análise sobre o currículo dos cursos da área jurídica.

Na cerimônia de abertura, compareceram o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a vice-reitora, Denise Gigante, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, o diretor da Faculdade de Direito, Alexandre Gastal, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Madalena Klein.

Gastal afirma que o seminário é de uma importância enorme para a unidade, não somente pela qualidade dos palestrantes, mas também pela temática, que envolve o ensino jurídico. O diretor ainda destacou que os debates vêm ao encontro do momento que vive a faculdade, prestes a realizar uma discussão sobre o currículo e o projeto pedagógico do curso de graduação.

Para a coordenadora da comissão organizadora do seminário, professora Maria Cecília Lorea Leite, a grande contribuição do encontro é a articulação em torno da promoção de debates e aprendizagem entre a educação e o direito. “O direito é um campo de todo o cidadão”, afirma. Maria Cecília lembra ainda algumas inovações temáticas do evento, como o trabalho sobre as imagens da justiça na análise do currículo e a justiça curricular, temas raros no Brasil.

O evento é proposto com base no Projeto de Pesquisa “Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica”, no âmbito do qual está sendo desenvolvido o estudo das imagens da justiça produzidas por estudantes de cursos de Direito em três universidades federais do sul do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio Grande. O Seminário proposto vincula-se, ainda, a um conjunto de experiências investigativas que vem sendo desenvolvidas nos últimos dez anos, mais particularmente, estudos sobre o currículo, currículo do curso de direito e pedagogia jurídica.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no seu hotsite.

Publicada em 16/01/2018 | 54 acessos
Publicada em 18/01/2018 | 48 acessos