Áudio do último tema do Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária está disponível

unnamedO último tema do Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária foi “O Perfil do Docente e do Técnico Administrativo em Educação e a Política de Desenvolvimento Profissional”. O Debate ocorreu na terça-feira (19), no auditório da Faculdade de Direito. Os interessados em ouvir as apresentações dos debatedores podem acessar o link com os áudios.

Como debatedores foram convidados os professores do IFSul, Hilbert David, da UFG, Gibran Jordão, e da PUCRS, Cleoni Maria Barboza Fernandes.

O professor Hilbert David fez uma análise sobre o contexto do técnico-administrativo dentro da Universidade, abordando o PCCTAE e o crescimento da universidade. Analisando as relações de trabalho, Hilbert destacou o preconceito entre servidores novos e antigos e entre servidores que possuem diferentes formas de contrato.

Falando sobre o mesmo tema, o professor Gibran Jordão destacou a complexidade das relações entre os servidores devido as diferenças da categoria. Em sua fala, lembrou que na carreira de técnico-administrativos existem as mais diversas profissões.

A professora Cleoni Maria Barboza Fernandes abordou o perfil dos docentes, retomando lutas e experiências vividas na UFPel, já que ela é docente aposentada da instituição. Para Cleoni, a Universidade precisa pensar seus valores que orientam as práticas sociais e profissionais. “Precisamos ter a vontade política de ter esperança”, disse.

Os  áudios de todos os temas dos Debates estão disponíveis no menu Ciclo de Debates do site http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/.

Constituinte Universitária

A programação de Debates segue com o grande debate na comunidade sobre a proposta de metodologia apresentada ao Consun, no dia 26 de agosto, às 19h, no Ginásio da AABB (Rua Alberto Rosa, 580).

As unidades também terão data para debater sobre o tema no dia 28 de agosto.

Publicado em 22/08/2014, na categoria Notícias.