Início do conteúdo

Vindos da França, professora e magistrado visitam UFPel

DSC_9366A semana tem sido de agenda intensa para a professora Magalie Flores-Lonjou e o magistrado Philippe Flores, vindos da França, durante sua estada em Pelotas nos últimos dias. A professora da área de Direito Público da Universidade de La Rochelle e o conselheiro da Corte de Cassações, uma das instâncias máximas da justiça francesa, participam de compromissos em diversas unidades acadêmicas da UFPel. O casal está no Brasil devido ao convite para Magalie palestrar no segundo Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica.

Nesta quarta-feira (21), eles foram recebidos para uma reunião de acolhida e aproximação na Faculdade de Direito. Estavam presentes diversos professores da unidade, entre eles o diretor Alexandre Gastal. Na ocasião foram apresentados projetos de pesquisa e pós-graduação, como o da criação do Mestrado em Direito e Políticas Públicas, que aguarda aprovação da Capes. Como Flores é especializado em Direito do Consumidor, foram trocadas experiências na área. A reunião foi finalizada com a proposta de uma ligação permanente entre os visitantes e a Faculdade, através de visitas, correspondência e colaborações.

DSC_9431Na mesma tarde, a delegação foi recebida pelo reitor Mauro Del Pino.

Aproveitando a presença dos franceses em Pelotas, nesta quinta (22), a partir das 9h, serão realizadas conferências na FD com os seguintes temas: “As Fronteiras no Cinema”, conduzido pela professora Magalie, e “As relações da Corte de Cassação com as outras jurisdições francesas e europeias”, proferida pelo juiz Flores.

Até a realização do seminário internacional, o tempo dos visitantes, especialmente da professora, será ocupado com intercâmbio de experiência e trabalhos conjuntos no Programa de Pós-Graduação em Educação, onde, junto à professora Maria Cecília Lorea Leite, serão buscados esforços em torno do assunto da formação jurídica. Poderão ser estabelecidos, fortalecidas essas relações, acordos de cooperação entre as universidades Federal de Pelotas e de La Rochelle em diversos âmbitos.

Evento significativo
O II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, promovido por uma parceria entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, as Faculdades de Educação e Direito, será realizado nas próximas terça (26) e quarta (27) e reunirá pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e do exterior promovendo um diálogo na perspectiva de ampliar conhecimentos e potencialidades de análise sobre o currículo dos cursos da área jurídica.

O evento é proposto com base no Projeto de Pesquisa “Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica”, no âmbito do qual está sendo desenvolvido o estudo das imagens da justiça produzidas por estudantes de cursos de Direito em três universidades federais do sul do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio Grande.

O Seminário proposto vincula-se, ainda, a um conjunto de experiências investigativas que vem sendo desenvolvidas nos últimos dez anos, mais particularmente, estudos sobre o currículo, currículo do curso de direito e pedagogia jurídica. Considera-se que a abordagem das imagens no currículo do curso de Direito é inovadora e poderá alavancar relevantes debates para a educação jurídica, assim como para outras áreas das ciências humanas e sociais.

O seminário faz parte das comemorações dos 45 anos da Universidade Federal de Pelotas.