Projeto Rondon inscreve até domingo (24). Candidatos devem ir a palestra nesta sexta (22)

Estão abertas até domingo (24) as inscrições para o Projeto Rondon 2015 – Operação Mandacaru. Serão selecionados oito alunos voluntários para integrar a equipe. Os interessados deverão enviar o formulário de inscrição preenchido, assim como os outros documentos necessários, para o e-mail projetorondonprec@gmail.com. Também é necessário que compareçam à palestra do dia 22 e estejam cursando a segunda metade do curso de graduação. Os alunos escolhidos serão divididos entre as áreas de conhecimento: Cultura; Educação; Saúde; e Direitos Humanos e Justiça.

Formulario de Inscrição (Anexo I) - Projeto RondonFormulario de Inscrição (Anexo I) – Projeto Rondon

Palestra

Os candidatos deverão comparecer à palestra sobre o Projeto Rondon a ser realizada nesta sexta, dia 22. Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), terá caráter eliminatório na seleção. O local será o auditório da Faculdade de Direito, localizado na Praça Conselheiro Maciel nº 215, e deve começar às 14h, indo até às 17h30.

O Projeto

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, surgiu no ano de 1967 e esteve em atividade até 1989. Aproximadamente 15 anos depois tornou a funcionar, permanecendo assim até hoje. É um projeto de integração social que visa, segundo seu site oficial, “contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas”.

Durante 15 dias, equipes de rondonistas compostas por dois professores e oito alunos de universidades vão até as cidades escolhidas para disseminar conhecimentos, buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Operação Mandacaru

A operação da qual a UFPel irá participar é a Mandacaru, que será feita em 15 municípios do Ceará no período de 17 a 31 de janeiro de 2015. Serão 60 rondonistas voluntários e 30 Instituições de Ensino Superior divididos entre Acarape, Apuiarés, Aracoiaba, Baturité, Caridade, Chorozinho, Gen. Sampaio, Ibaretama, Irauçuba, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Madalena, Paramoti e Tejuçuoca.

A equipe da UFPel irá para a cidade de Itapiúna trabalhar juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco (UTFPR-PB). Será responsável pelas atividades do Conjunto A, que abrangem cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Estão incluídos trabalhos de capacitação com agentes comunitários de saúde, educadores de ensino fundamental e médio, líderes comunitários, representantes do governo municipal, escolares, grupos de jovens e outras pessoas que possam disseminar o conhecimento. Para tanto, serão usados métodos expositivos, dinâmicas de grupo e técnicas com oficinas pedagógicas. Já o Conjunto B será de responsabilidade da UTFPR-PB, abordando ações de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção.

Após a seleção dos alunos, estes receberão capacitação através de leituras, oficinas e treinamento prático. Será feita uma viagem precursora com os professores-coordenadores na qual se adequará a proposta à realidade e necessidades do município de Itapiúna.

Publicado em 21/08/2014, na categoria Informes Acadêmicos.