Visita a salas de aula mobiliza estudantes para os debates sobre a Constituinte

Constituinte Com o objetivo de mobilizar a comunidade universitária e conclamá-la a participar dos debates sobre a Constituinte Universitária, o reitor Mauro Del Pino e uma equipe de assessores da Reitoria deram início, na manhã desta quarta-feira(20), a um programa de visitação a salas de aula, onde, com a anuência dos professores, é feita uma rápida apresentação dos objetivos do processo constituinte.

Constituinte-3 As visitações iniciaram por algumas unidades do campus Capão do Leão e, até a próxima semana, deverão ser contatados outros campi. Para cobrir o programa, foi instituída uma comissão dedicada a expor a necessidade de atualizar os documentos legais da UFPel e convidar os estudantes para a programação da próxima semana. Durante a explanação é feita a distribuição de fôlderes.

Constituinte-5 Na terça-feira(26), será realizado grande debate na comunidade sobre a proposta de metodologia apresentada ao Conselho Universitário (Consun), no Ginásio da AABB – rua Alberto Rosa, 580. Para estimular a participação dos estudantes, não haverá aulas na Universidade a partir das 18h.

Os debates terão continuidade na quinta-feira(28), nas unidades acadêmicas, em horários a serem definidos pelas direções, ocasião em que também as aulas serão suspensas. Todas as informações sobre horários e locais serão divulgadas no Portal da Universidade.

Em suas abordagens, o reitor Mauro Del Pino justificou a necessidade de que os documentos que organizam academicamente a instituição sejam revistos,  uma vez que estão norteados por um processo de conhecimento do século passado. “A Universidade tem um Projeto Pedagógico, um Estatuto que disciplina toda a estrutura administrativa e as relações de poder da instituição, e um Regimento que operacionaliza essas relações no nosso cotidiano. Além disso, a UFPel deveria ter, e não tem, um Projeto de Desenvolvimento Institucional, seguindo determinações legais nesse sentido, porque a Universidade precisa se planejar para o futuro, pelo menos em planos decenais”, observou.

Del Pino enfatizou que é preciso envolver a comunidade universitária no debate sobre as metodologias a serem utilizadas para a elaboração desses documentos. “Precisamos participar de forma democrática – estudantes, professores e técnico-administrativos – na construção de parâmetros que nos levem à construção de uma universidade contemporânea”, assinalou o reitor, ao fazer referência que o estatuto da UFPel é de 1969 – está completando 45 anos – e o projeto pedagógico da instituição é de 1992 (22 anos atrás), modelados por uma realidade ultrapassada e defasados em relação às exigências do século 21.

“A ideia é que a construção dos novos documentos seja feita por um congresso constituinte, eleito de forma paritária, com 10 representantes de cada segmento – alunos, docentes e servidores técnico-administrativos, que conduzirão os debates entre a comunidade e a elaboração dos novos textos. Ao fim, esses documentos serão votados pela comunidade, num processo de referendo, com voto universal, e, após, os textos irão para a homologação do Conselho Universitário”, explicou o reitor.

Confira no site da constituinte,   http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/, todas as notícias sobre o processo e a proposta de metodologia que será debatida no dia 26.

Publicado em 20/08/2014, nas categorias Destaque, Notícias.