Posto de entrega de vales-transporte no CCL facilita a vida de estudantes

DSC_0009Uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) permitiu uma ação que está facilitando a vida dos estudantes beneficiários do programa Passe Livre. Durante esta semana, os tickets têm sido distribuídos por uma equipe da fundação nas dependências do Campus Capão do Leão.

A medida está visivelmente dando o resultado, segundo a fiscal de transporte da Metroplan, Carol Silva. Ela afirma que a procura pelos vales aumentou nessa semana em comparação ao período em que os vales deveriam ser retirados diretamente na empresa que faz as linhas até o Campus Capão do Leão. Dessa forma, muita gente não se deslocava para buscá-los.

Para o estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental, Guilherme Schoeler, a ação foi aprovada, pois dessa forma ele não precisa dispor de tempo e dinheiro para realizar a retirada do benefício: “Foi bem melhor”.

O espaço de distribuição de vales no Campus Capão do Leão funciona até sexta-feira (22), das 8h às 15h, em uma das salas do Centro de Vivência.

Parceria

A ideia, segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, é que a parceria seja mantida. Em recente reunião entre a Metroplan e a reitoria da UFPel, foi lembrado que a dificuldade na retirada dos vales resultou, até mesmo, na evasão dos cursos da universidade. “Estamos super animados com essa ação”, afirma Ediane.

A presença da equipe da Metroplan no Campus Capão do Leão permite também que dúvidas sobre o benefício do Passe Livre sejam solucionadas. Segundo a pró-reitora, há inclusive tratativas sobre a possibilidade da instalação de um espaço permanente para a fundação no CCL.

Benefício

O programa Passe Livre proporciona a gratuidade no transporte metropolitano a estudantes de baixa renda. Segundo dados da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul, responsável pelo cadastro dos beneficiados, estão habilitados 764 alunos da Universidade Federal de Pelotas.

Semestralmente, eles devem renovar o direito ao passe, apresentando junto à entidade cópia da carteirinha e comprovantes de frequência e rematrícula.