CNPq abre inscrições ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, Edição 2014, cujo tema é “Popularização da Ciência”.

Os candidatos podem se inscrever em uma das seguintes categorias: iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador e integração. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço www.premiomercosul.cnpq.br .

A categoria “iniciação científica” permite inscrição individual ou por equipes de estudantes do ensino médio, inclusive da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tenham no máximo 21 anos.

“Estudante universitário” é uma categoria de premiação individual, para estudantes do ensino superior (graduandos), sem limite de idade. A categoria “jovem pesquisador” também é individual e voltada a pesquisadores graduados com no máximo 35 anos até 10/10/2014.

Já a categoria “integração” destacará equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade. Cada equipe deve ser composta por pelo menos dois pesquisadores residentes em países membros ou associados ao Mercosul, de nacionalidades ou naturalidades diferentes. As equipes compostas por pesquisadores de um só país serão desclassificadas.

O lançamento do prêmio foi simultâneo nos países membros e associados ao Mercosul ¿ Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Sobre o prêmio – Inicialmente chamada de Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores, a premiação foi criada pela RECyT em 1998. A iniciativa tem por objetivo premiar os trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul, bem como incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no bloco e contribuir para o processo de integração regional.

O Prêmio organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Publicado em 18/08/2014, na categoria Notícias.