Início do conteúdo

Começa o segundo semestre letivo

DSC_0113 Mais de 14 mil estudantes, dos quais 1.130 são novos alunos, começaram, na segunda-feira (18), as aulas do segundo semestre letivo de 2014 na Universidade Federal de Pelotas. Eles frequentam 98 cursos de graduação de todas as áreas do conhecimento. O ano letivo termina em 13 de dezembro, último dia de aulas, sendo os exames feitos até o dia 20 de dezembro. As aulas são normais nesta segunda, pois a Calourada da Universidade ocorre no dia 29.

Os debates em torno da Constituinte Universitária e a programação dos 45 anos da UFPel, que inclui os congressos de Iniciação Científica e de Extensão e Cultura e o Encontro de Pós-Graduação, marcam este segundo semestre.

Outro marco é o começo de atividades acadêmicas em dois novos locais, na Cotada e no novo prédio do Centro de Artes. A Cotada recebe o Centro de Engenharias e a Coordenação de Programas de Educação a Distância. As novas instalações do Centro de Artes, situadas na esquina da Conde de Porto Alegre com Álvaro Chaves, receberão os cursos de bacharelado em Música, licenciatura em Música, Design Digital, Design Gráfico, Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual.

Os estudantes devem conferir a grade de horários e locais de aulas para este semestre nos sites de cada curso, que podem ser acessados em http://wp.ufpel.edu.br/prg/cursos/ .

Recepção

A Calourada será realizada no dia 29 de agosto, no Campus Porto (antigo Anglo), a partir das 14h , com show de bandas, mateada e o evento Chef´s na Rua, promovido por alunos da UFPel. As bandas selecionadas para a Calourada são Quarto de Banho, Stand Up Rock e Timbres e Bicicletas e o grande show da noite será do Tequila Baby. Os coordenadores dos cursos de graduação receberam material de divulgação da Calourada para ser distribuído nas unidades acadêmicas, nas recepções aos novos estudantes.

Confira todo o Calendário Acadêmico para 2014 em Calendario-Academico-2014-UFPEL(3) . A recepção aos estudantes pela Administração Central, colocada no calendário para este dia 18, ocorrerá dentro da Calourada, no dia 29.

Constituinte

O grande debate da Universidade neste período girará em torno da Constituinte Universitária, como a metodologia a ser usada no processo, que definirá importantes documentos para a Universidade, como os novos Estatuto e Regimento Geral e o Projeto Institucional. Estes documentos definirão que Universidade será a UFPel nos próximos anos, suas prioridades e rumos.

A Coordenação de Processos Participativos (CPP) está informando o próximo debate sobre os temas que envolvem a Constituinte Universitária. Será O Perfil do Docente e do Técnico Administrativo em Educação e a Política de Desenvolvimento Profissional, a ser realizado neste dia 19 de agosto, terça-feira, às 19h,no auditório da Faculdade de Direito. Os palestrantes serão Hilbert David (IF Sul-Riograndense), Gibran Jordão (Fasubra) e Cleoni Fernandes (PUC RS).

Na continuidade, encerrado este ciclo de debates temáticos, estão previstas as seguintes atividades, aprovadas pelo Conselho Universitário:

De 18 a 22.08 – Mobilização da Comunidade, com ampla divulgação das atividades relacionadas à Constituinte Universitária.

Dia 26.08 – (terça-feira) – Debate da Comunidade Acadêmica sobre Metodologia do Processo Constituinte

Local : Ginásio da AABB, às 19h, com suspensão das atividades na UFPel.

Dia 28.08 – (quinta-feira) – Debates sobre Metodologia do Processo Constituinte, nas Unidades Acadêmicas em turno e horário a ser definido em cada uma delas, devendo ser suspensas as atividades.

Dia 01.09 – (segunda-feira) – Reunião do Conselho Universitário para apreciar a proposta de Metodologia do Processo Constituinte.

Nos quadrinhos

hq Num trabalho conjunto do Núcleo de Desenho e Quadrinhos do Centro de Artes e da Coordenação de Comunicação Social organizado pelo professor André Macedo, foi lançada uma história em quadrinhos que trata sobre a Constituinte Universitária. A publicação objetiva esclarecer sobre o que é Constituinte e mobilizar a comunidade em torno do tema. Clique no arquivo Constituinte(1)  para ler. A HQ impressa será distribuída na comunidade neste segundo semestre letivo, a partir de agosto.

45 Anos

Até dezembro, uma programação marca os 45 anos da UFPel, completados em 8 de agosto. As atividades serão desenvolvidas ao longo do semestre que agora começa.

Confira:

 Agosto
 08 Almoço Comemorativo.
 18 Recepção dos alunos pelos Colegiados de Curso.
26 e 27 II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica.
 29 Calourada dos 45 Anos.
Setembro
Congresso de Iniciação Científica (CIC)  – Encontro da Pós-Graduação (Enpos)  –  Congresso de Extensão e Cultura (CEC).
Outubro
Outubro Rosa  –  Mês de combate ao Câncer de Mama  –  Iluminação dos prédios da Universidade.
Novembro
Seminário de Desenvolvimento de Pessoas Novembro Azul,  Mês de combate aos Câncer de Próstata, Iluminação dos prédios  da Universidade.
Festival Vox Humana de Corais.
Dezembro
 Concerto de Natal.

Site

A UFPel criou um site específico para marcar os 45 Anos da Universidade. Nele, estão disponíveis conteúdos como Resenha histórica, Contextualizando, Estruturação e desenvolvimento, A relação com a comunidade e os desdobramentos políticos, O processo de expansão, Anglo: De frigorífico a principal campus, Cotada: De fábrica de massas a Centro de Engenharias, Laneira: De manufatura de lãs a centro dedicado à saúde, Na antiga cervejaria a Cultura pede passagem, Casarão 8: Suntuoso imóvel sediará museus e Prédios contam a história. Lá estão também a programação comemorativa e o projeto Sua História, Nossa Memória.

Neste projeto, todos que conheceram a UFPel, no passado ou no presente, como estudantes ou servidores, podem contar suas lembranças, contribuindo para que a trajetória da Instituição seja registrada por aqueles que a construíram. Para isto, basta preencher um formulário com sua história e fotos sobre a Universidade.

O endereço da página dos 45 Anos é o   http://wp.ufpel.edu.br/45anos/ .

Publicado em 15/08/2014, na categoria Manchete.