Cocepe aprecia esboço de Plano de Atividades Docentes

DSC_0079O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) apreciou, na reunião desta quinta-feira (14), um esboço do Plano de Atividades Docentes, que está sendo elaborado por uma comissão especialmente formada para este fim. O Plano substituirá o RAAD no futuro e atende a demanda de diretores, a fim de melhorar a gestão nas unidades acadêmicas.

Conforme o professor Paulo Ferreira, a ideia é dar ciência ao Conselho sobre o que está sendo pensado e proposto para o Plano, a fim de que os conselheiros possam analisar a ideia e sugerir mudanças.

A concepção de Plano em análise separa os campos a serem preenchidos em quatro grandes grupos, a saber Ensino, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Administração e Outras Atividades. No grupo Ensino, o docente fará o planejamento das horas destinadas a aulas, práticas, estágios e outras atividades da área. Nos Projetos há uma novidade. Os professores deverão colocar os resultados esperados em cada um deles, sem que a haja a obrigação da concretização, só que neste caso os pontos correspondentes não serão concedidos. No Grupo das atividades administrativas serão contabilizados o que é realizado, por exemplo, quando da ocupação de cargos de direção ou de funções gratificadas. Completa o quadro o grupo das Outras Atividades.

DSC_0071A ideia, conforme Ferreira, é aplicar um piloto do Plano no meio deste segundo semestre de 2014, para que ele possa já entrar em vigor, ajustado, no primeiro semestre de 2015.

Interesse Público

O Cocepe deverá elaborar critérios para a análise de processos de redistribuição de servidores que levem em conta, sobretudo, o interesse público. A necessidade surgiu durante as discussões sobre dois processos de redistribuição de professores, quando os conselheiros concordaram que não havia orientações específicas no órgão sobre este tema. “A redistribuição deve ocorrer considerando o interesse público e as necessidades institucionais, e não aspectos meramente pessoais”, observou a presidente do Conselho, vice-reitora Denise Gigante.

Os conselheiros registraram ainda que nestes casos é importante que a manifestação das unidades envolvidas seja consistente e os que os pedidos devem levar em conta também a possibilidade de concurso para suprir a vaga. Os conselheiros consideraram ainda que as necessidades de outras unidades devem ser pesadas também, quando da apreciação destes processos.

Epidemiologia

Uma comissão do Cocepe deverá discutir a transformação do Centro de Pesquisas Epidemiológicas em Instituto, a pedido do grupo de pesquisa que atua naquela área. A solicitação foi feita recentemente ao reitor Mauro Del Pino, que num primeiro momento entendeu que este era um tema para a Constituinte Universitária, a maneira como a Universidade vai se estruturar, se em centros, institutos, faculdades, etc.

A proposta de criação da comissão, apresentada pela vice-reitora, atenderá à necessidade de se realizar um estudo mais aprofundado e detalhado sobre o tema e seus impactos. O que for concluído na comissão do Cocepe subsidiará a decisão do Conselho Universitário (Consun) sobre o pedido.

Convênios

Na reunião desta quinta, o Cocepe aprovou propostas de convênios da UFPel, visando a realização de estágios acadêmicos, com a Añaña Sociedade de Advogados, com o Hospital Pompéia de Caxias de Sul (estágio curricular), com o CIEE/RS, com o Uso Indicado Laboratório Farmacotécnico e com a Perfil RH. Foi aprovado também Protocolo de Intenções com a Universidade de Melbourne, Austrália.

NDE

Foram aprovados os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) da Odontologia, das Ciências Biológicas, da Química de Alimentos, da Farmácia, da Antropologia, da Letras Redação e Revisão de Textos, da Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e dos cursos e Cinema e Áudio Visual e de Animação.

Processos

Outras aprovações ocorreram em blocos. Foram os casos de processos de mobilidade acadêmica e de diversos projetos de ensino. O Conselho apreciou ainda processos oriundos da CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente) relativos a afastamentos e progressões funcionais de professores. Processos na área da Pós-Graduação também foram aprovados em bloco, entre eles os das criações do Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia e de Doutorado em Diagnóstico Bucal e Prótese Dentária. Diversos processos da Comissão de Graduação puderam ser também apreciados ao fim da sessão, já por volta das 13h.