Início do conteúdo

Começam os exames de saúde dos servidores

Já começaram os exames periódicos de saúde dos servidores da UFPel, oferecidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), dentro do que foi instituído pela Secretaria de Recursos Humanos do Governo Federal. Os primeiros servidores contemplados são os da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), que podem fazer os exames até 11 de setembro. Nesta terça-feira (12), a Progep realizou reunião de sensibilização com os servidores da PRG, quando todos os esclarecimentos sobre o assunto foram dados. Ainda não está definida qual será a próxima unidade que receberá o programa.

Durante os 30 dias abertos para cada unidade, os servidores recebem um mail da Progep notificando do período e informando sobre os procedimentos a serem tomados. A pró-reitoria realizará sempre uma reunião com os servidores de cada unidade para sensibilizar e esclarecer sobre o processo.

DSC_8997 No primeiro encontro, nesta terça-feira, no auditório da Reitoria, a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, disse que o tema lhe diz muito respeito, por ser ela da área da Saúde, e frisou a importância da prevenção e do controle dos fatores de risco de doenças. Já o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, lembrou que a Universidade começa a implantar a política do Governo Federal nesta área e destacou as ações de prevenção na área da Saúde do Trabalhador.

DSC_9013 Logo após, o pessoal do Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Progep apresentou o programa na UFPel. Participou do encontro ainda uma representação da Unimed, cooperativa médica que venceu a concorrência para a prestação do serviço. Conforme foi informado, a Unimed deslocará uma unidade móvel aos campi para fazer a coleta de material para os exames.

Porque fazer
Entre as vantagens de se realizar os exames, que terão periodicidade anual ou bienal, de acordo com a idade e o tipo de trabalho realizado pelo servidor, estão a possibilidade de prevenir doenças e a melhoria da qualidade de vida, além da dispensa do plano de saúde, uma vez que os procedimentos são totalmente custeados pela União.

Os exames incluem avaliação clínica e exames laboratoriais; avaliação oftalmológica (para servidores com mais de 45 anos); PSA (preventivo para câncer de próstata) para servidores com mais de 50 anos; mamografia (para servidoras com mais de 50 anos) e papanicolau (citologia oncológica) para as que possuem indicação médica. Servidores expostos a outros riscos à saúde no ambiente de trabalho poderão ser submetidos a exames e avaliações complementares, a critério da Administração.

Base legal
Os Exames Periódicos de Saúde surgiram com o Artigo 206-A da Lei 8.112/90 e foram posteriormente regulamentados pelo Decreto 6.856/09 e pela portaria SRH nº 04/09. O servidor não é obrigado a fazer os exames, já que se trata de um direito. Entretanto, a renúncia deverá ser registrada em termo.

Para mais informações clique em http://wp.ufpel.edu.br/progep/csqv/exames-periodicos/.

Publicado em 13/08/2014, nas categorias Destaque, Notícias.