UFPel lança o Programa de Qualificação de Espaços (PQE)

DSC_0122-200x132 DSC_0134-200x132 espaços Considerando o objetivo da Administração Superior da Universidade de melhorar, constantemente, as condições de trabalho e estudo na UFPel, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD) está lançando o Programa de Qualificação de Espaços (PQE). O Programa tem como objetivo qualificar espaços acadêmicos já existentes na UFPel, buscando prover condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de ensino.

O PQE será operacionalizado a partir de quatro frentes de atuação:

a)      conforto ambiental (aquisição e instalação):

– persianas;

– ar condicionado;

– divisórias simples e acústicas;

– ventiladores.

b)      layout e mobiliário

– estudo de  layout e elaboração de projetos (padronização de salas de aula);

– aquisição e instalação de mobiliário, conforme projeto.

c)      equipamentos (aquisição e instalação):

– projetor de vídeo;

– suporte de teto para projetor;

– tela de projeção;

– computador e estabilizador.

d)      infraestrutura local

– adequação de rede elétrica;

– adequação de redes lógica e telefônica;

– qualificação física do espaço.

O Programa, que conta com os apoios da Pró-Reitoria de Infraestrutura e da Coordenação de Tecnologia da Informação, está estruturado, num primeiro momento, em três módulos. O Módulo 1 abrangerá a qualificação de salas de aula, em prédios de propriedade da UFPel, que hoje integram o Sistema de Compartilhamento, gerenciado pelo Núcleo de Gestão de Espaços – NGE, num total de 83 salas. No caso de salas de aula localizadas em imóveis alugados, será realizado um estudo específico, que determinará a aplicabilidade de cada uma das frentes de atuação.

No Módulo 2, serão abrangidas salas de aula de unidades acadêmicas que optarem por integrar o Sistema de Compartilhamento de Salas de Aula, conforme a Política de Compartilhamento que está em elaboração e será divulgada brevemente.

Já o Módulo 3, que prevê a qualificação de laboratórios de ensino, terá sua operacionalização estruturada e deverá ser implementado em 2015.

Está sendo investido R$ 1,5 milhão para a implementação do Módulo 1.

Os equipamentos necessários para atendimento do Módulo 1 do PQE já estão sendo adquiridos com a previsão de estarem instalados no início do primeiro semestre de 2015.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.

Publicado em 11/08/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Estamos reconstruindo a UFPel!.