UFPel é a melhor da Região Sul em aprovação de projetos no Proext

A Universidade Federal de Pelotas é a instituição com melhor desempenho na Região Sul (RS, SC e PR) em projetos aprovados no Programa de Extensão Universitária (ProExt) 2015, com quase R$ 1,2 milhão em recursos. Se for considerada a soma de projetos e programas, a UFPel é a sétima no país, recebendo mais de R$ 3,5 milhões. A UFPel aprovou 13 projetos e oito programas de diversas áreas  no Proext 2015.

O ProExt é um financiamento do Ministério da Educação (MEC), que articula vários ministérios e órgãos governamentais. Tem como objetivo o apoio a instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de ações de extensão, que contribuam para a implementação de políticas públicas, com ênfase na inclusão social. Neste ano, os docentes que participaram do edital puderam solicitar até R$ 300 mil para o desenvolvimento de programas e R$ 100 mil para projetos.

Nesta edição do ProExt, concorreram 192 instituições de ensino de todo país, um aumento de 63% na concorrência em relação à edição anterior, que contou com 122 instituições participantes. O acréscimo na concorrência, conforme a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec), valoriza o aproveitamento da UFPel neste ano, que obteve crescimento na arrecadação de recursos para ações de extensão em relação às edições anteriores. A UFPel se mantém, pelo terceiro ano seguido, entre as dez instituições de ensino com melhor desempenho no ProExt em todo o Brasil em termos de captação de recursos para extensão. A Prec ressalta ainda que o Proext é uma das formas que a Universidade dispõe na captação de recursos.

ranking projetos região sul   ranking nacional  gráfico evolução

Fonte dos dados: Portal do MEC

Publicado em 31/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.