Início do conteúdo

Asufpel completa 35 anos nesta quinta (31)

6f5dbf1909875e8ba5561c3a5d01489e Nesta quinta-feira, dia 31 de julho, a Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel) completa 35 anos. Fundada em 31 de julho de 1979 por um grupo de servidores, inicialmente teve um caráter associativo e de integração. A partir de meados da década de 80, embalados pela ascensão dos movimentos do País, um grupo de servidores assumiu a entidade com o firme propósito de interferir diretamente no destino da nação e, particularmente, dos servidores públicos federais.

Já filiada à Fasubra, o ano de 1985 é considerado um marco na história da entidade com a primeira greve dos servidores da UFPel que lutavam por melhores salários e plano de carreira. Esse movimento teve amplitude nacional e resultou na conquista do primeiro plano de cargos e salários. Tudo isso ocorreu em um período em que não era permitido aos servidores públicos organizarem-se em sindicatos. Em 1988, com as transformações advindas da assembleia nacional constituinte, a categoria optou por transformar a Asufpel, estatutariamente, em entidade sindical.

A Asufpel mantém rotina de eventos sociais para integração dos associados. Disponibiliza ampla estrutura em sua sede e vários tipos de convênios com o comércio em geral e clubes sociais. Os sindicalizados possuem assistência jurídica, odontológica e psicológica e planos de saúde.

Auditório

A entidade vem se modernizando ao longo do tempo. Um amplo auditório faz parte da estrutura oferecida.

Publicado em 30/07/2014, na categoria Notícias.