ICH inicia debate sobre pleito para a direção

O atual mandato da direção do Instituto de Ciências Humanas encerra-se em 29 de outubro. A fim de dar andamento ao processo sucessório, o Conselho Departamental(CD) estabeleceu um calendário com eleição da nova direção prevista para setembro de 2014. No mesmo sentido, a comunidade do ICH está se mobilizando para realizar uma consulta antes do prazo da eleição no CD.

Diante desta situação, foi realizada uma reunião no dia 24, quinta-feira, chamada pelos professores Sidney Gonçalves Vieira (Departamento de Geografia) e Sebastião Peres (Departamento de História), com o propósito de discutir o processo eleitoral. Na ocasião, os professores Sidney e Sebastião colocaram os seus nomes à disposição para a composição de uma chapa para concorrer à direção do ICH.

O professor Sidney disse que no exercício do atual mandato aprendeu muito com as novas experiência propiciadas pelo momento diferenciado pelo qual passa a Universidade e o ICH especificamente. ” O crescimento vertiginoso vivenciado na unidade, pelo menos nos últimos dez anos, mudou completamente o perfil do instituto, exigindo uma nova postura da própria administração para fazer frente à complexidade e tamanho que alcançou o ICH”, disse Sidney. O professor Sebastião destacou a importância de recuperar uma administração que trate de forma socializada e comunitária as questões do instituto, para que não seja perdido o caráter essencialmente humano das relações que sempre caracterizaram o ICH. A proposição inicialmente discutida pelo grupo deixou claro o entendimento de que o ICH hoje já tem um reconhecimento unitário, mesmo diante de sua multiplicidade. ” Nesse sentido, fica evidente a necessidade de avançar para construção de um novo ICH, tanto do ponto de vista de sua infraestrutura física quanto de sua característica política e administrativa”, observou o docente. Também foi evidenciado nas discussões a importância de uma política para a pós-graduação no ICH, em virtude do número de cursos existentes e da necessidade de sua afirmação como referencial nas Ciências Humanas.

A reunião foi marcada pelo tom introdutório da discussão, apontando para novas rodadas que deverão acontecer no retorno do semestre acadêmico. Conforme os dois professores, o que se espera, daqui para a frente, é a consolidação de um grupo que venha a dar sustentação à novas propostas para a afirmação e crescimento do ICH. Os professores Sidney e Sebastião se mostraram dispostos a levar adiante o desafio, mas desejam a confirmação de seus nomes como representantes deste projeto.

Publicado em 28/07/2014, na categoria Notícias.