Comunidade começa a receber cartões de identificação

DSC_0048A comunidade acadêmica da UFPel já começou a receber os cartões de identificação a serem usados dentro da Instituição, como nas bibliotecas, nos restaurantes universitários e no transporte alternativo de apoio. Ainda não está definida a data em que estes serviços exigirão o documento, mas até o fim de 2014 seu uso deverá ser pleno na Instituição.

DSC_0058 Em ato realizado na manhã desta quarta-feira (23), no Gabinete da Reitoria, o reitor Mauro Del Pino e a vice-reitora Denise Gigante entregaram carteirinhas para coordenadores de colegiados de diversos cursos, que tiveram estudantes que já fizeram o documento. O reitor ressaltou que a cerimônia representava o começo da distribuição do documento, que, conforme Del Pino, proporcionará uma nova sistemática de funcionamento na Universidade, inclusive para a área de segurança interna.

Estavam à disposição no ato cartões feitos para os cursos de Odontologia, Administração, Matemática–Licenciatura, Dança, Cinema de Animação, Cinema e Audiovisual, Cinema e Animação, Psicologia, Medicina, Jornalismo, Letras – Tradução Espanhol – Português, Letras – Tradução Inglês – Português, Letras – Redação e Revisão de Textos, Letras – Português/Espanhol, Letras – Português, Letras – Português/Inglês, Letras – Português/Francês, Química – Bacharelado, Química – Licenciatura, Química Industrial, Química de Alimentos, Química Forense, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Relações Internacionais, Turismo, Teatro – Licenciatura, Museologia, Design Digital, Design Gráfico, Engenharia de Materiais, Geoprocessamento, Engenharia Hídrica, Enfermagem, Engenharia de Computação, Arquitetura e Urbanismo, Gastronomia e Nutrição. Nem todos os cursos fizeram-se representar no ato.

Como fazer
Servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes devem fazer o documento. Para tanto, o procedimento é simples. Basta ir a qualquer uma das bibliotecas da Universidade, que estão equipadas e em pleno funcionamento para este serviço, levando um documento de identidade com foto, para tirar uma foto que será usada no cartão, e fornecer seus dados pessoais. Quando o cartão estiver pronto, ele será entregue no local de trabalho, no caso dos servidores, ou pelo colegiado dos cursos, no caso dos estudantes.

O cartão não substitui a carteirinha de estudante fornecida pelas entidades, ele tem uso apenas interno na UFPel. Alguns cursos já efetuam a distribuição aos seus alunos, da mesma forma que alguns servidores já receberam seus cartões.

Conforme a Portaria 2027 de 2013, que regulamenta o assunto, o cartão será fornecido a servidores pertencentes ao quadro permanente, servidores à disposição da UFPel, aposentados em desempenho de alguma função, servidores contratados temporariamente, pesquisadores e professores visitantes ou colaboradores, estagiários e discentes.

Vários setores da Universidades estão envolvidos na concepção e feitura dos cartões, como os Gabinetes da Reitoria e da Vice-Reitoria, a Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o Núcleo de Transportes da Pró-Reitoria de Infraestrutura e as Coordenações de Bibliotecas, de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social.

Confira a portaria que regulamenta o assunto em 2027_2013.