Cotada recebe o Centro de Engenharias e Ensino a Distância

DSC_0386 A UFPel realiza nesta quarta-feira(23), às 9h, a entrega à área acadêmica do prédio da antiga fábrica Cotada, localizado na esquina da rua Benjamin Constant e da praça Domingos Rodrigues. Totalmente reformados, os dois blocos, um de três e outro de seis andares, ajudam a resolver os problemas de área física da Universidade.

A grande estrutura, que até a década de 1990 servia para a fabricação de massas e biscoitos, passa ser espaço para formação intelectual, humana e profissional de diversos estudantes. O imóvel será ocupado pelo Centro de Engenharias e pelo setor de TV da Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED).

Uma restauração de grandes números
A estrutura impressiona pelo tamanho: a área total do prédio é de cerca de 5,4 mil metros quadrados, superior ao prédio principal do Campus das Ciências Sociais. Esse espaço é dividido entre os dois prédios anexados que formam a edificação.

O investimento total na obra superou os R$ 5 milhões, sendo mais de R$ 3,5 milhões do projeto inicial e R$ 1,6 milhão de aditivos. Segundo a Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Proplan, esse acréscimo foi necessário quando foram diagnosticadas algumas carências não previstas nos planos originais, tais como desníveis de piso e juntas de dilatação. A obra foi realizada para que fossem atendidos os critérios de acessibilidade.

São dois elevadores, corredores e paredes que permitem uma maior iluminação e grandes espaços para laboratórios, como exigido pelas atividades das engenharias.

Publicado em 22/07/2014, na categoria Notícias.