Laboratório de Estudos Urbanos realiza Bicicletada Cultural

DSC_8297O Grupo de Estudos da Paisagem do Laboratório de Estudos Urbanos do Instituto de Ciências Humanas da UFPel realizou na sexta-feira(18) uma “Bicicletada Cultural”. A atividade compreendeu um percurso realizado de bicicleta, passando pelos nove focos da Área Especial de Interesse do Ambiente Cultural das Zonas de Preservação do Patrimônio Cultural definidas pelo III Plano Diretor de Pelotas.

A intenção do grupo foi identificar, analisar e fotografar os lugares descritos como Focos Especiais de Interesse Cultural (FEIC), a fim de dar seguimento à pesquisa sobre a Paisagem Cultural do Centro de Pelotas. Também foi objetivo do grupo estabelecer um percurso cultural para ser percorrido de bicicleta no centro de Pelotas com interesse pela memória social e pelo patrimônio cultural da cidade. Em cada ponto de parada um dos integrantes do grupo fez uma pequena caracterização do foco cultural visitado e houve tempo para fazer fotografias e aproveitar a atividade desenvolvida com tranquilidade pelas ruas e calçadões do centro. Foram visitados os seguintes FEICs: Zona Portuária; Avenida Bento Gonçalves e parque Dom Antônio Zátera; Canalete da Rua General Argolo; Catedral São Francisco de Paula; Calçadão; Praça Coronel Pedro Osório; Praça Piratinino de Almeida; Praça Cipriano Barcelos; e Estação Férrea.

Durante o percurso o grupo observou que é evidente a necessidade do estabelecimento de mais ciclofaixas e ciclovias no centro da cidade para evitar o perigoso conflito com os automóveis, principalmente se houver interesse em estimular este tipo de visitação cultural apoiado por um modal leve como a bicicleta. Apesar da dificuldade, também se pôde observar a viabilidade de um percurso cultural turístico nessa modalidade de atividade. A Bicicletada serviu como um estudo piloto para o estabelecimento de um percurso de estudo da memória e do patrimônio presentes nos FEICs.

O grupo contou com a colaboração do Bicicletário da Faculdade de Arquitetura. Participaram da atividade professor e estudantes de graduação em Geografia e do Mestrado e do Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas.

Publicado em 21/07/2014, na categoria Notícias.