Sistema do passe livre deve entrar em vigor até o início do novo semestre

DSC_0583A participação do reitor Mauro Del Pino em reunião na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) na tarde desta quarta-feira (10) trouxe boas notícias para a comunidade estudantil da Universidade Federal de Pelotas: a entidade que regula os transportes metropolitanos garantiu a implantação do sistema do passe livre para estudantes nas linhas que ligam Pelotas ao Campus Capão do Leão até o dia 18 de agosto, data de início das aulas do segundo semestre letivo na UFPel.

No encontro liderado pelo diretor de Incentivo ao Desenvolvimento, Dante Gama Larentis, ocupando interinamente a superintendência do órgão, foi apresentado o processo que levará ao início da utilização do benefício. Segundo a equipe da Metroplan, temporariamente serão distribuídos vales-transporte para os estudantes que serão agraciados. O esquema definitivo passará a ser realizado com a utilização de catracas eletrônicas, nas quais será utilizado o sistema com carteirinhas.

Sistema

Uma lei estadual instituiu a gratuidade, a partir do início deste ano, das passagens de ônibus em linhas metropolitanas para estudantes com baixa renda. Podem solicitar o passe livre todos os estudantes que comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita. Aqueles que já são bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis não precisam comprovar renda, apresentando apenas um atestado da pró-reitoria.

Por causa da sanção da lei, a Universidade Federal de Pelotas suspendeu o pagamento de auxílio-transporte aos usuários da linha. No entanto, por causa da não implantação do sistema, ocorria distribuição de vales.

Publicado em 10/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Campus Capão do Leão, Passe Livre.