Reitoria garante nomeação de diretor eleito no IFISP

DSC08114 O reitor Mauro Del Pino e a vice-reitora Denise Gigante visitaram no fim da tarde desta sexta-feira (27) o diretor do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), da UFPel, Álvaro Barreto, para esclarecer situação criada em torno do recebimento, por parte da Reitoria, de abaixo-assinado que pedia a realização da eleição na unidade pelo voto universal.

Durante a visita, o reitor deixou claro que o fato de a Administração Superior ter recebido o documento não terá influência sobre a nomeação da nova direção, apontada no pleito realizado na quarta-feira (25). “Sem dúvida nenhuma, os eleitos serão nomeados. A cultura da democracia deve ser cotidianamente defendida na universidade e na sociedade”, disse o reitor.

Na eleição, realizada através de voto paritário qualificado, o mesmo método usado no pleito para a Reitoria da Universidade Federal da Bahia, foram eleitos para a direção e vice-direção da unidade os professores João Hobuss e William Gomez Soto.  O atual mandato da direção do IFISP vai até setembro.

O diretor do Instituto se declarou satisfeito com a conversa, esclarecedora, conforme ele. Barreto disse entender que a Reitoria deve receber a todos, mas que em nenhum momento viu problema no modo em que foi feita a consulta no IFISP. Lembrou que a Administração Superior sempre recomenda que as eleições na Universidade sejam realizadas, no mínimo, através do voto paritário. Conforme Álvaro Barreto, o voto paritário qualificado é uma variação do paritário.

Hobuss e Soto formaram a chapa única que concorreu na eleição desta semana, pleito que teve boa participação da comunidade do IFISP. Votaram mais de 20 por cento dos estudantes e praticamente a totalidade dos servidores docentes e técnico-administrativos.

Presentes no encontro desta sexta-feira, além dos novos diretores eleitos, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, e o assessor da Reitoria, Paulo Koschier.

A entrega do abaixo-assinado por estudantes do IFISP ocorreu na segunda-feira (23), no Gabinete da Reitoria.

Publicado em 30/06/2014, na categoria Notícias.