Sociólogo encerra Ciclo de Palestras de Sociologia Histórica e profere Aula Inaugural

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (nível Mestrado) da Universidade Federal de Pelotas convida a comunidade acadêmica para participar de sua aula inaugural, ministrada pelo Prof. Dr. José Maurício Castro Domingues da Silva (IESP-UERJ), nesta quinta-feira, dia 29 de maio, às 19 horas, na sala 316 do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. A aula inaugural tratará do tema “Sociologia histórica e modernidade brasileira”, sendo também o encerramento do Ciclo de Palestras de Sociologia Histórica, organizado pelo PPGS-UFPel, que iniciou no mês de abril deste ano.

José Maurício Castro Domingues da Silva possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sociologia pelo IUPERJ-UCAM (1989) e doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres (1993), na Grã-Bretanha. Foi visiting scholar na Universidade Livre de Berlim (1998) e na Universidade Humbolt, também Berlim (2000), Alemanha, bem como pesquisador visitante em El Colegio de México (2006), fellow do Instituto de Estudos avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel (2009), e pesquisador visitante do projeto Tramod, na Universidad de Barcelona (2013). Realizou Estágio-Senior, como Visiting Sholar, na Universidade de Cambridge, de fevereiro a julho de 2010, com bolsa da Capes.

Foi professor-pesquisador do IUPERJ de 2000 a 2010, do qual foi Diretor Executivo entre 2005 e 2009, do IFCS-UFRJ, da PUC Rio e da UFF, assim como professor visitante na UFPE, na Universidad Nacional de San Martín e na Universidad de Buenos Aires (ambas na Argentina), bem como na Universidad Alberto Hurtado e na Universidad del Humanismo Cristiano (ambas no Chile), bem como na Pontificia Universidad Bolivariana de Medillín (Colômbia)e na Universidade Agostinho Neto,em Luanda (Angola). Atualmente é professor do IESP-UERJ, para onde migrou o conjunto de professores do antigo IUPERJ.

Publicado em 28/05/2014, nas categorias Agenda, Notícias.