Ciclo de Palestras de Sociologia Histórica tem atividade nesta quinta(29)

Nesta quinta-feira(29), das 19h às 22h, acontecerá o sexto encontro do Ciclo de Palestras de Sociologia Histórica. O palestrante será o professor José Maurício Domingues (IESP-UERJ), que tratará do tema “Sociologia histórica e modernidade brasileira”. A palestra ocorrerá na sala 206, 2º andar, do IFISP, rua Alberto Rosa, 154.

O Ciclo de Palestras de Sociologia Histórica é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, PPGS- UFPel, e coordenado pela professora Maria Thereza Rosa Ribeiro.

O palestrante
José Maurício Castro Domingues da Silva possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sociologia pelo IUPERJ-UCAM (1989) e doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres (1993), na Grã-Bretanha. Foi visiting scholar na Universidade Livre de Berlim (1998) e na Universidade Humbolt, também Berlim (2000), Alemanha, bem como pesquisador visitante em El Colegio de México (2006), fellow do Instituto de Estudos avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel (2009), e pesquisador visitante do projeto Tramod, na Universidad de Barcelona (2013). Realizou Estágio-Senior, como Visiting Sholar, na Universidade de Cambridge, de fevereiro a julho de 2010, com bolsa da Capes.

Foi professor-pesquisador do IUPERJ de 2000 a 2010, do qual foi Diretor Executivo entre 2005 e 2009, do IFCS-UFRJ, da PUC Rio e da UFF, assim como professor visitante na UFPE, na Universidad Nacional de San Martín e na Universidad de Buenos Aires (ambas na Argentina), bem como na Universidad Alberto Hurtado e na Universidad del Humanismo Cristiano (ambas no Chile), bem como na Pontificia Universidad Bolivariana de Medillín (Colômbia)e na Universidade Agostinho Neto,em Luanda (Angola). Atualmente é professor do IESP-UERJ, para onde migrou o conjunto de professores do antigo IUPERJ.

Publicado em 28/05/2014, nas categorias Agenda, Notícias.