Início do conteúdo

UFPel realiza 3º Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade

Captura de Tela 2014-05-21 às 09.06.14 Design Editorial: técnicas, estéticas, memória e perspectivas futuras é o tema da terceira edição do Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade – SIDTS, evento multidisciplinar promovido pela equipe do projeto de pesquisa da UFPel Memória Gráfica de Pelotas: um século de design. O evento será realizado na Bibliotheca Pública Pelotense, na praça Coronel Pedro Osório, 103, de 3 a 5 de junho.

Nessa edição, complementando as experiências anteriores, o I Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade: métodos para uma história do design gráfico Brasileiro (2011) e o II Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade: da Parte para o Todo (2012), o evento é instrumento para identificação, classificação e análise do Design Editorial produzido em determinados contextos de âmbito sócio, técnico e cultural. O Seminário tem o apoio do PET Artes Visuais da UFPel, Fapergs e Biblioteca Pública Pelotense.

Conforme o professor Fernando Igansi, coordenador do evento, o Seminário fomentará a reflexão acerca da permanência de documentos de perfil histórico. A iniciativa tem como premissa compreender as alterações técnicas e tecnológicas norteadas pela sociedade, da página impressa ao hipertexto, apresentando-se, dessa maneira, como estratégia de qualificação à pesquisa e à formação de público para esses bens patrimoniais. “Fonte de informações acerca das práticas gráficas, a proposta compreende esses artefatos como registro de modelos de produção, autoria e estilos estéticos desenvolvidos na América Latina, bem como indícios de origens ou de influências”, observa o docente do Centro de Artes da UFPel.

Confira todas as informações sobre o evento em  http://www2.ufpel.edu.br/iad/memoriagraficadepelotas/index.htm.

Leia o projeto do Seminário em projeto SIDTS.

 

Publicado em 27/05/2014, na categoria Notícias.