Estudantes da Unicamp visitam o Lâmina do ICH

Alunos do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP), ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da UNICAMP, visitarão, entre quarta e sexta-feira (30), o Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPel.

Trata-se da quarta visita realizada (a primeira foi em 2010) por alunos do LAP ao LÂMINA, todas elas feitas no âmbito da parceria entre ambos os laboratórios. A colaboração entre o LÂMINA e o LAP tem se concretizado na forma de projetos de pesquisas e intercâmbios, os quais envolvem, inclusive, mini-cursos ministrados, no LAP, por pesquisadores do LÂMINA.

Nesse ano, a visita dos alunos do LAP tem como objetivo discutir e elaborar ações futuras articuladas ao projeto de pesquisa Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas. Esse projeto, de divulgação científica para o público infantil, obteve, recentemente, financiamento do Edital MCTI/CNPq/SECIS (Nº 90/2013), e é coordenado pelos professores Pedro Paulo Funari (UNICAMP), Cláudio Umpierre Carlan (UNIFAL) e Lúcio Menezes Ferreira (UFPel).

Outra atividade programada para os dias da visita é a palestra Arqueologia Subaquática e Gênero em Imagens: uma leitura, a ser ministrada por Marina Fontolan (Doutoranda em História Cultural pela UNICAMP e pesquisadora colaboradora do LAP). A palestra ocorrerá no dia 29/05, na sala de aula do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (Rua Lobo da Costa, 1877), às 14:00h.

Publicado em 27/05/2014, na categoria Notícias.