UFPel terá Centro inédito para Pós-Graduação

A comunidade universitária da UFPel terá à sua disposição, no primeiro semestre de 2015, um novo e inédito espaço para a pesquisa e para a pós-graduação, voltado para as áreas das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Em uma área localizada no Campus das Ciências Sociais, na quadra localizada em frente ao ICH, será construído o Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CPPCHSSA).

O espaço abrigará atividades de diversos programas de pós-graduação da Universidade, como Educação, Memória e Patrimônio, Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Arquitetura e Urbanismo, História, Letras, Artes Visuais, Ensino de Ciências e Matemática, Arqueologia e Geografia.

A iniciativa é inédita pelo trabalho articulado e integrado que ocorrerá entre os programas de pós-graduação. A obra está orçada em R$ 4 milhões e 288 mil. A maior parte dos recursos é oriunda da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

DSC_3228weeb A assinatura do contrato de construção ocorreu no fim da tarde da quarta-feira (30), no Campus das Ciências Sociais. O mesmo prédio abrigará também a Biblioteca das Ciências Sociais, em seu pavimento térreo, enquanto o andar superior receberá as salas do Centro, para 12 programas de pós-graduação.

DSC_3193web Pela UFPel, assinou o reitor Mauro Del Pino e pela empresa vencedora da licitação, a Hartmann Engenharia Ltda, firmou o diretor Délio Gilberto Hartmann. Presentes no ato de assinatura também a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de programas de pós-graduação, docentes e estudantes.

“Esta é uma antiga demanda das áreas das humanas e das ciências sociais aplicadas. Além disso, a obra possibilitará a passagem da biblioteca para um espaço mais qualificado, com salas de leitura e para o acervo”, disse o reitor.

A vice-reitora lembrou que ideia do Centro vem sendo gestada e preparada desde o ano passado, num trabalho conjunto da Administração Superior com os programas de pós-graduação. “Será uma contribuição importante para o crescimento dos cursos de pós-graduação, num espaço qualificado”, observou Denise Gigante. Ela ressaltou a atuação do professor Jarbas Vieira na coordenação do grupo que trabalhou para a criação do Centro.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja todas as matérias.

Publicado em 02/05/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Estamos reconstruindo a UFPel!.