Reitoria e Asufpel debatem temas pontuais

IMG_1114Reunião realizada na quarta-feira(30) entre a direção da Asufpel Sindicato e a administração da UFPel serviu para debater temas do interesse da categoria dos servidores e para os quais a Reitoria tenta encontrar uma solução negociada, como por exemplo a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Outro assunto diz respeito ao tema Assédio Moral. Nesse sentido, foi proposta a elaboração de uma cartilha conjunta entre as duas instituições, abordando aspectos da relação de trabalho entre chefias e servidores.

Atenção ao absentismo – falta ao trabalho motivada por problemas com vícios e drogadição – é outro tema que preocupa tanto a Asufpel como a Reitoria.

Entre as ações sugeridas está o fortalecimento da área de apoio psicológico e a implantação de uma política voltada às doenças ocupacionais, numa ação que poderia ser articulada com a Secretaria Municipal de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Na reunião, a Asufpel manifestou preocupação com as regras de adesão à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), chamando a atenção para alguns ardis que estariam envolvidos nas eventuais adesões, como a mudança automática para um regime diferenciado de previdência.

Fechando o encontro, o reitor Mauro Del Pino fez uma abordagem sobre a Constituinte, anunciando reuniões que serão realizadas a partir da próxima semana no Conselho Universitário. Segundo ele, objetivo é que o Consun participe ativamente das discussões, mas que o tema tenha forte acolhida entre a comunidade universitária.

Publicado em 02/05/2014, na categoria Destaque.