Início do conteúdo

LABCEE/UFPel na Esplanada nos Ministérios

GE DIGITAL CAMERAAtendendo a um dos produtos do Edital (SDP) nº 20181/2013, estiveram no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, nos dias 2 e 3 de abril, o professor Antonio César Silveira Baptista da Silva (coordenador do LABCEE e Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética de Edificações-LINSE) e as extensionistas arquitetas mestras Juliana Al-Alam Pouey. gerente técnica do LINSE, e Stifany Knop, inspetora do LINSE, para apresentarem um Workshop na área de Eficiência Energética de Edificações, visando a divulgação dos resultados parciais do retrofit energético dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura – Bloco B e a capacitação de gestores das Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA´s) e técnicos de diversos Ministérios, em diagnóstico energético e etiquetagem de edificações.

GE DIGITAL CAMERAAtravés do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério do Meio Ambiente lançou o Edital (SDP) nº 20181/2013 para realizar o projeto de reforma para ampliação do desempenho energético (retrofit) do edifício sede do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura (Bloco B- Esplanada dos Ministérios), atendendo aos requisitos contidos no RTQ-C (Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios), segundo o método de simulação e capacitações em diagnóstico energético e etiquetagem, segundo método descrito no RAC-C (Regulamento de Avaliação de Conformidade do Nível de Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos), para os gestores e mantenedores das Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA´s) do MMA e MinC.

GE DIGITAL CAMERAO Edital propunha e induzia a participação conjunta de empresas e instituições que tivessem domínio e experiência no RTQ-C, estabelecendo grande peso à capacitação técnica.

O RTQ-C é o procedimento que determina a ENCE (Etiqueta de Nacional de Conservação de Energia) para os edifícios comerciais, de serviços e públicos e, há alguns anos, é tema central das IFES que participam da R3E (Rede de Eficiência Energética em Edificações). Dentre as IFES da R3E, a UFPel é uma das que possui maior envolvimento com este tema, através das atividades de pesquisa e extensão do LABCEE e a criação do Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética de Edificações (LINSE), que está em processo de acreditação junto ao INMETRO para emitir a ENCE das Edificações.

O envolvimento das IFES com o tema possibilitou que algumas viessem a participar do Edital através de suas Fundações de Apoio ou fossem procuradas por empresas interessadas neste apoio técnico e na transferência de conhecimento.

Nesta segunda alternativa, o LABCEE, através de projeto de extensão, coordenado pelo professor Eduardo Grala da Cunha, forneceria o suporte técnico à GCE do Brasil que, frente aos quesitos preço e capacitação técnica da equipe, acabou por vencer o Edital.

Dentre as atividades, que iniciaram em setembro de 2013, coube à equipe do LABCEE a avaliação de eficiência energética do Bloco B através de simulação computacional e o projeto de reformulação para que este possa receber a ENCE nível A, quando submetido à inspeção.

No Workshop foi apresentado o material didático Guia Prático de Eficiência Energética – Reunindo a Experiência de Projeto de Etiquetagem: Ministério do Meio Ambiente e da Cultura, o qual deverá ser publicado para a comunidade local em aproximadamente 60 dias. Neste evento, também contou muito a experiência acumulada pelo LABCEE na gestão do Programa de Bom Uso Energético da UFPel (Proben), que promove a eficiência energética no âmbito da UFPel.

A equipe também é composta pelo engenheiro eletricista e mestre Liader Oliveira (LABCEE/LINSE), pela arquiteta Mariane Pinto Brandalise (PROGRAU/LABCEE) e pelo engenheiro mecânico Eduardo Brofman (PROMEC-UFRGS).

Publicado em 02/05/2014, na categoria Notícias.