Início do conteúdo

Senador Paulo Paim prestigia encontro sobre Segurança Universitária

DSC_0059Autoridades públicas das esferas municipal, estadual e federal e profissionais ligados à área de Segurança participam nesta sexta e sábado (4 e 5), no Auditório da Reitoria, do 2º Encontro de Segurança Universitária nas IPEs e IFETs da Região Sul. O evento, organizado pelo Sindicato de Servidores da UFPel (Asufpel) e pela Guarda Universitária, com o apoio da administração da UFPel, tem como principal destaque a presença do senador Paulo Paim, além do prefeito municipal Eduardo Leite e dos deputados estaduais (PT) Nelsinho Metalúrgico e Fabiano Pereira.

DSC_0042Ao abrir o Encontro, o guarda universitário da UFPel e coordenador da Asufpel, Paulo Ricardo Prestes, enfatizou que o foco principal do evento é a luta pela reversão da decisão do governo de extinguir o cargo de guarda universitário federal. Ele pregou a abertura de concurso público para vigilante, para evitar que o valioso patrimônio das universidades fique sob a responsabilidade de serviços terceirizados.

DSC_0048 (1)Na sequência, o coordenador da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul e do GT de Segurança da Fasubra, Mozart Simões, disse que quando o assunto é a luta de um trabalhador, o dever de apoiar não se restringe à CUT, mas inclui todas as centrais e os parlamentares nas diferentes instâncias.

DSC_0052Dirigindo-se ao senador Paim, o prefeito Eduardo Leite destacou a honra de acolhê-lo no município, destacando o relacionamento republicano do senador com a cidade de Pelotas, que, segundo Leite, independe das bandeiras partidárias. “Vim prestigiar a sua presença”, afirmou, admitindo que sua intromissão no tema do evento é restrita, embora apoie a luta da classe dos vigilantes.

O prefeito reconheceu que o tema da segurança universitária ganhou importância com a distribuição de cursos da UFPel na região do Porto, trazendo como efeitos colaterais problemas na segurança patrimonial e dos cidadãos, para os quais disse estar atento. Ele descreveu os investimentos no sistema de monitoramento por câmeras, “que transcendem a responsabilidade do município”, as melhorias no sistema de iluminação pública e o apoio da Guarda Municipal.

Paulo Paim
Ao saudar a plateia presente ao evento, o senador Paulo Paim agradeceu a recepção recebida e, destacando a política de apoio a todas os municípios, na destinação de suas emendas parlamentares, afirmou que sua visita a Pelotas está acima de questões partidárias e é em nome de uma causa que considera justa.

O senador enfatizou seu apoio ao PL 179, que trata do adicional de risco de vida para os vigilantes, mas advertiu que o projeto só será aprovado com muita pressão popular. Segundo ele, a instituição do voto aberto aumenta as chances de sucesso. O mesmo se pode afirmar em relação à Proposta de Emenda à Constituição – PEC 38, que cria a Polícia Universitária. “Assumi este compromisso e farei de tudo para que seja aprovado. “E PEC não tem veto, aprovou vira lei!”, sentenciou. Paim comprometeu-se também a lutar pela questão dos concursos públicos e solicitou que os encaminhamentos do seminário sejam enviados ao seu gabinete. “Contem comigo sempre, lutarei por estas três causas, para o bem das nossas universidades e da educação brasileira”, finalizou.

DSC_0108Fechando a solenidade de abertura, o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, enfatizou o papel estratégico da função de vigilância na rotina das universidades. Ele disse que a administração da UFPel desenvolve uma posição de defesa do cargo de vigilante e da segurança pública patrimonial. “Estamos intercedendo fortemente junto à Andifes para que esta pauta seja retomada junto ao governo federal”, observou.

Del Pino destacou os investimentos da UFPel na contratação de serviços terceirizados de segurança no ano de 2013, da ordem de R$ 7,5 milhões, cuja destinação “depõe contra os investimentos que precisam ser feitos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”. Segundo ele, a instituição deve concentrar os recursos em suas atividades fins.

O reitor ponderou que cabe à Universidade a tarefa de compreender os motivos do crescimento da violência – “que tem como cerne aspectos sociais, econômicos e de intolerância” – e de contribuir para o projeto de desenvolvimento sustentável da sociedade.

Outras autoridades
Além da vice-reitora, Denise Gigante, compareceram à abertura do encontro pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e representantes de instituições como Brigada Militar, Polícia Civil, Fase, Defesa Civil, Furg, Universidade Federal de Juiz de Fora, Embrapa, e Câmaras de Vereadores de Pelotas e Capão do Leão.

A programação da manhã incluiu um debate inicial sobre os assuntos da pauta: a realização de concursos para a área de segurança, a terceirização de serviços, a padronização dos equipamentos de proteção individual e o pagamento de periculosidade, além do uso de armamento menos letal, como os tasers. Veja a sequência da programação:

14h – Projetos de Lei que tramitam no Congresso e Padronização das IPES
– Mozart Simões (UFRGS), do GT Segurança da Fasubra

15h30min – Patrimônio público e terceirização
– Sérgio Christino (UFPel), advogado

16h30min – Intervalo

17h – Pagamento imediato dos 30% de periculosidade
– Jair Mayer, assessor jurídico da Asufpel

Sábado
9h – Armas menos letais (Taser)
– Tenente Bruno, vereador de Pelotas e especialista na área de segurança

10h – Atuação do Departamento de Segurança da UFSC (Segurança orgânica e eletrônica)
– Leandro Luis de Oliveira, diretor do DESEG
– Telles Espíndola, coordenador

Publicado em 04/04/2014, nas categorias Destaque, Notícias.