Reforma qualifica atividades de apoio a estufas no LabAgro

apoio a estufasA execução da reforma do Laboratório de Apoio às Estufas do LabAgro (Laboratório de Agronomia/Faem), em área de 236m², trará sensíveis melhorias às atividades de graduação e pós-graduação ali desenvolvidas.

Iniciadas em janeiro, e com prazo de conclusão de 270 dias, as obras estão sob a responsabilidade da empresa FG Engenharia e Comércio, de Jaguarão. Segundo o fiscal da obra, arquiteto Serafim Pinho Dias, da Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Proplan/UFPel, os serviços estão em pleno andamento, de acordo com o cronograma estabelecido.

Estão previstos reforço nas estruturas do galpão e a divisão de quatro salas (monitores, depósito de agrotóxicos e químicos), bem como as reformas dos banheiros, pisos e telhado, com substituição das tesouras e colocação de telhas térmicas; substituição das aberturas; coleta e aproveitamento da água da chuva; pintura; calçada; e drenagem da gleba em volta.

“As intervenções vêm para complementar e qualificar a área de estufas, favorecendo as aulas práticas de alunos e estagiários nas áreas de Fruticultura e Plantas Ornamentais”, destaca Serafim Dias.

O Laboratório de Apoio às Estufas pertence ao Departamento de Fitotecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e tem como finalidade atender alunos de graduação e pós-graduação nas aulas práticas e execução de atividades de pesquisa. O Laboratório será dotado de salas para guarda de insumos, permanência de servidores, dois banheiros, câmara fria, local para ministrar aulas práticas nas diferentes disciplinas do curso de graduação e pós-graduação em agronomia. O local serve também para guarda de equipamentos utilizados nas aulas práticas e apoio para preparo de substratos para mudas de espécies ornamentais, florestais e frutíferas.

O coordenador geral do LabAgro, professor José Carlos Fachinelo, destaca que a adequação do Laboratório é uma reivindicação antiga e será utilizada na forma de multiusuário para o curso de agronomia. “A estrutura do prédio está construída para aproveitar a água da chuva para irrigação nos experimentos e no sistema de produção de mudas”, observa.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.